O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino...
Principais autores: | De Oliveira, Bianca Aparecida Holm, Brim, Juliana de Fátima Holm, Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9698 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9698 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-96982020-10-20T22:20:37Z O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental The game Tower of Hanoi as a mediator tool in the teaching of powers: a study with students of the 6 th year of elementary school De Oliveira, Bianca Aparecida Holm Brim, Juliana de Fátima Holm Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel 1.00.00.00-3 Ciências Exatas e da Terra -1.01.00.00-8 Matemática Jogos; Ensino da matemática; Torre de Hanói Games; Mathematics teaching; Tower of Hanoi; Articles Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada no estado do Paraná. A investigação teve como objetivos aplicar, contextualizar e fixar conteúdo de potenciação com o auxílio do jogo. O interesse pela pesquisa partiu da indagação de alguns alunos dessa classe acerca da aplicação da potenciação em situações além da sala de aula. A metodologia utilizada para análise e coleta dados foi a qualitativa mediada pela abordagem interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico o jogo.. This paper aims to present the results of a pedagogical intervention using the game Tower of Hanoi as methodological forwarding mediator in the process of teaching and learning the content of power. The study was developed with 22 students from a 6th grade elementary school class from a private school in the state of Paraná. The objective of the research was to apply, contextualize and fix content of powers with the aid of the game. The interest in the research started from the inquiry of some students of this class about the application of power in situations beyond the classroom. The methodology used for analysis and data collection was qualitative mediated by the interpretive approach. To collect data were used observations, capture of images and recording of relevant situations in a logbook. The results show that it is possible to arouse interest in mathematics using this game as a methodological resource. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Universidade Tecnológica Federal do Paraná Integração Primeiros Passos LTDA. 2019-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9698 10.3895/rbect.v12n1.9698 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9698/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9698/1260 Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
De Oliveira, Bianca Aparecida Holm Brim, Juliana de Fátima Holm Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel |
spellingShingle |
De Oliveira, Bianca Aparecida Holm Brim, Juliana de Fátima Holm Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
author_sort |
De Oliveira, Bianca Aparecida Holm |
title |
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_short |
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full |
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O jogo Torre de Hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
title_sort |
o jogo torre de hanói como ferramenta mediadora no ensino de potências: um estudo com os alunos do 6º ano do ensino fundamental |
description |
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica utilizando o jogo Torre de Hanói como encaminhamento metodológico mediador no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de potenciação. O estudo foi desenvolvido junto a 22 alunos de uma turma do 6º ano do ensino fundamental, de uma escola privada no estado do Paraná. A investigação teve como objetivos aplicar, contextualizar e fixar conteúdo de potenciação com o auxílio do jogo. O interesse pela pesquisa partiu da indagação de alguns alunos dessa classe acerca da aplicação da potenciação em situações além da sala de aula. A metodologia utilizada para análise e coleta dados foi a qualitativa mediada pela abordagem interpretativa. Para a coleta de dados foram utilizadas observações, registros de imagens e registro das situações relevantes em um diário de bordo. Os resultados apresentados apontam que é possível despertar o interesse pela matemática utilizando como recurso metodológico o jogo.. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9698 |
_version_ |
1805449197499973632 |
score |
10,814766 |