Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hi...

ver descrição completa

Principais autores: Gonçalves, Franciane Braga Machado, Andrade, Renan de Bastos, Szmoski, Romeu Miqueias, de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9702
recordtype ojs
spelling peri-article-97022020-10-20T22:22:34Z Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso The Moodle platform use for evaluation in Libras discipline for listeners in university: a case study Gonçalves, Franciane Braga Machado Andrade, Renan de Bastos Szmoski, Romeu Miqueias de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila Linguagem e cognição Avaliação; Plataforma Moodle; Libras; Cultura surda Evaluation; Moodle platform; Libras; Deaf culture Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda.  This article presents a case study about the evaluation process using the Moodle Platform in the teaching of the Brazilian Sign Language (Libras) in the Biological Sciences Degree course at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná from Dois Vizinhos - Paraná. The research was based on the hypothesis that this technology contributes in a positive way for the insertion of listeners in the deaf culture. It is a qualitative research whose data collection and analysis was based on a questionnaire, composed by objective and subjective questions, as well as on the grades obtained by the students in the subject in question. We sought to contextualize evaluation in the teaching of Libras for listeners and to reflect on the use of the Moodle Platform as an effective instrument of evaluation since it privileges the visual aspect of the communication contemplated in the deaf culture. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-03-13 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702 10.3895/rbect.v12n1.9702 Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 1 (2019) 1982-873X 10.3895/rbect.v12n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/1262 http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/downloadSuppFile/9702/Carta%20de%20submiss%C3%A3o%20com%20assinaturas Direitos autorais 2019 CC-BY http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Gonçalves, Franciane Braga Machado
Andrade, Renan de Bastos
Szmoski, Romeu Miqueias
de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
spellingShingle Gonçalves, Franciane Braga Machado
Andrade, Renan de Bastos
Szmoski, Romeu Miqueias
de Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila
Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
author_sort Gonçalves, Franciane Braga Machado
title Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_short Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_full Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_fullStr Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_full_unstemmed Utilização da plataforma Moodle para avaliação na disciplina de Libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
title_sort utilização da plataforma moodle para avaliação na disciplina de libras para ouvintes no ensino superior: um estudo de caso
description Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Plataforma Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Dois Vizinhos – Paraná. A pesquisa foi pautada na hipótese de que esta tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja a coleta e análise de dados baseou-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de Libras para ouvintes e refletir sobre a utilização da Plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda. 
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9702
_version_ 1805449068741132288
score 10,814766