Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialida...

ver descrição completa

Principais autores: Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de, Setti, Elenice Josefa Kolancko, Tambarussi, Carla Melli
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9862
recordtype ojs
spelling peri-article-98622019-10-15T17:30:47Z Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de Setti, Elenice Josefa Kolancko Tambarussi, Carla Melli Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Educação Matemática; Ensino de adição e subtração; Material manipulável. Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades de um trabalho com o "Material Dourado" no ensino e na aprendizagem de adição e subtração. A conclusão a que se chegou é que o Material Dourado auxiliou os estudantes na compreensão dos algoritmos da adição e da subtração, em especial no que tange às “trocas” e às “reservas” realizadas. Desse modo, passaram a desenvolver as atividades com mais confiança e êxito. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862 10.3895/etr.v3n1.9862 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 55-75 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862/6271 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de
Setti, Elenice Josefa Kolancko
Tambarussi, Carla Melli
spellingShingle Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de
Setti, Elenice Josefa Kolancko
Tambarussi, Carla Melli
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
author_sort Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de
title Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
title_short Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
title_full Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
title_fullStr Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
title_sort material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
description Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades de um trabalho com o "Material Dourado" no ensino e na aprendizagem de adição e subtração. A conclusão a que se chegou é que o Material Dourado auxiliou os estudantes na compreensão dos algoritmos da adição e da subtração, em especial no que tange às “trocas” e às “reservas” realizadas. Desse modo, passaram a desenvolver as atividades com mais confiança e êxito.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862
_version_ 1805295280414785536
score 10,814766