Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialida...
Principais autores: | Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de, Setti, Elenice Josefa Kolancko, Tambarussi, Carla Melli |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9862 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-98622019-10-15T17:30:47Z Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de Setti, Elenice Josefa Kolancko Tambarussi, Carla Melli Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula Educação Matemática; Ensino de adição e subtração; Material manipulável. Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades de um trabalho com o "Material Dourado" no ensino e na aprendizagem de adição e subtração. A conclusão a que se chegou é que o Material Dourado auxiliou os estudantes na compreensão dos algoritmos da adição e da subtração, em especial no que tange às “trocas” e às “reservas” realizadas. Desse modo, passaram a desenvolver as atividades com mais confiança e êxito. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862 10.3895/etr.v3n1.9862 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 55-75 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862/6271 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de Setti, Elenice Josefa Kolancko Tambarussi, Carla Melli |
spellingShingle |
Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de Setti, Elenice Josefa Kolancko Tambarussi, Carla Melli Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
author_sort |
Souza, Soneiva Luiza Feix Dias de |
title |
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
title_short |
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
title_full |
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
title_sort |
material dourado: potencialidades no ensino das operações de adição e subtração para alunos de um 3º ano do ensino fundamental |
description |
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no âmbito de um projeto desenvolvido numa instituição privada de Educação Básica. Do projeto participaram 16 estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental que frequentam a escola em período integral. O objetivo da pesquisa foi investigar as potencialidades de um trabalho com o "Material Dourado" no ensino e na aprendizagem de adição e subtração. A conclusão a que se chegou é que o Material Dourado auxiliou os estudantes na compreensão dos algoritmos da adição e da subtração, em especial no que tange às “trocas” e às “reservas” realizadas. Desse modo, passaram a desenvolver as atividades com mais confiança e êxito. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9862 |
_version_ |
1805295280414785536 |
score |
10,814766 |