Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras

Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material a...

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Principais autores: Baptistone, Gabriel Ferreira, Toyama, Karla Suzi Furutani, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892
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Resumo: Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material adaptado”, “Química”, “Aluno cego”. A pesquisa sistematizada permitiu a análise de 11 produções científicas publicadas nos últimos dez anos contemplando os conteúdos químicos trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental, química geral e inorgânica, química orgânica, físico-química e avaliação da aprendizagem. Dentre os tipos de publicações foram encontradas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em anais de evento que abordaram a elaboração de material didático adaptado. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem do aluno cego considerados no momento da adaptação de recursos didáticos por meio da percepção tátil, auditiva, olfativa e pelo paladar.