Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material a...
Principais autores: | Baptistone, Gabriel Ferreira, Toyama, Karla Suzi Furutani, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9892 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-98922019-10-15T17:30:47Z Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras Baptistone, Gabriel Ferreira Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza 7.08.07.05-1 Educação Especial Pesquisas; Química; Cego - alunos; Educação Inclusiva. Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material adaptado”, “Química”, “Aluno cego”. A pesquisa sistematizada permitiu a análise de 11 produções científicas publicadas nos últimos dez anos contemplando os conteúdos químicos trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental, química geral e inorgânica, química orgânica, físico-química e avaliação da aprendizagem. Dentre os tipos de publicações foram encontradas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em anais de evento que abordaram a elaboração de material didático adaptado. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem do aluno cego considerados no momento da adaptação de recursos didáticos por meio da percepção tátil, auditiva, olfativa e pelo paladar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892 10.3895/etr.v3n1.9892 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 145-159 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892/6279 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Baptistone, Gabriel Ferreira Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
spellingShingle |
Baptistone, Gabriel Ferreira Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
author_sort |
Baptistone, Gabriel Ferreira |
title |
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
title_short |
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
title_full |
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
title_fullStr |
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
title_sort |
material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras |
description |
Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material adaptado”, “Química”, “Aluno cego”. A pesquisa sistematizada permitiu a análise de 11 produções científicas publicadas nos últimos dez anos contemplando os conteúdos químicos trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental, química geral e inorgânica, química orgânica, físico-química e avaliação da aprendizagem. Dentre os tipos de publicações foram encontradas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em anais de evento que abordaram a elaboração de material didático adaptado. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem do aluno cego considerados no momento da adaptação de recursos didáticos por meio da percepção tátil, auditiva, olfativa e pelo paladar. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892 |
_version_ |
1805295321535741952 |
score |
10,814766 |