Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras

Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material a...

ver descrição completa

Principais autores: Baptistone, Gabriel Ferreira, Toyama, Karla Suzi Furutani, Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Formato: Artigo
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019
Acesso em linha: http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id peri-article-9892
recordtype ojs
spelling peri-article-98922019-10-15T17:30:47Z Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras Baptistone, Gabriel Ferreira Toyama, Karla Suzi Furutani Prais, Jacqueline Lidiane de Souza 7.08.07.05-1 Educação Especial Pesquisas; Química; Cego - alunos; Educação Inclusiva. Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material adaptado”, “Química”, “Aluno cego”. A pesquisa sistematizada permitiu a análise de 11 produções científicas publicadas nos últimos dez anos contemplando os conteúdos químicos trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental, química geral e inorgânica, química orgânica, físico-química e avaliação da aprendizagem. Dentre os tipos de publicações foram encontradas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em anais de evento que abordaram a elaboração de material didático adaptado. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem do aluno cego considerados no momento da adaptação de recursos didáticos por meio da percepção tátil, auditiva, olfativa e pelo paladar. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892 10.3895/etr.v3n1.9892 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 145-159 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892/6279 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection PERI
language Português
format Artigo
author Baptistone, Gabriel Ferreira
Toyama, Karla Suzi Furutani
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
spellingShingle Baptistone, Gabriel Ferreira
Toyama, Karla Suzi Furutani
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza
Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
author_sort Baptistone, Gabriel Ferreira
title Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
title_short Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
title_full Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
title_fullStr Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
title_full_unstemmed Material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
title_sort material pedagógico adaptado no ensino de química para aluno cego: uma análise em produções científicas brasileiras
description Este trabalho caracteriza produções científicas brasileiras que abordam o uso de materialpedagógico adaptado no ensino de Química para alunos cegos. Para tanto, emprega noprocedimento metodológico a revisão sistemática realizada no sistema de busca do Google acadêmico a partir dos termos “material adaptado”, “Química”, “Aluno cego”. A pesquisa sistematizada permitiu a análise de 11 produções científicas publicadas nos últimos dez anos contemplando os conteúdos químicos trabalhados na disciplina de Ciências no ensino fundamental, química geral e inorgânica, química orgânica, físico-química e avaliação da aprendizagem. Dentre os tipos de publicações foram encontradas teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso, artigos em revistas científicas e trabalhos completos em anais de evento que abordaram a elaboração de material didático adaptado. Esta revisão sistemática possibilitou conhecer aspectos do processo de aprendizagem do aluno cego considerados no momento da adaptação de recursos didáticos por meio da percepção tátil, auditiva, olfativa e pelo paladar.
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
publishDate 2019
url http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9892
_version_ 1805295321535741952
score 10,814766