O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura
O Ensino de Ciências na escola é fundamental para uma formação cidadã cientificamente alfabetizada, no entanto, sob a perspectiva da educação inclusiva de surdos, algumas características do ensino precisam ser revistas, pois os alunos surdos constituem um grupo que se desenvolve cognitivamente de fo...
Principais autores: | Pimentel, Renan Guilherme, Santos, Harley Lucas dos, Lucas, Lucken Bueno, Abe, Rosa Shizue |
---|---|
Formato: | Artigo |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
2019
|
Acesso em linha: |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9911 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
peri-article-9911 |
---|---|
recordtype |
ojs |
spelling |
peri-article-99112019-10-15T17:30:47Z O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura Pimentel, Renan Guilherme Santos, Harley Lucas dos Lucas, Lucken Bueno Abe, Rosa Shizue Ensino Surdez; Ensino de Ciências; Ensino de Surdos. Inclusão O Ensino de Ciências na escola é fundamental para uma formação cidadã cientificamente alfabetizada, no entanto, sob a perspectiva da educação inclusiva de surdos, algumas características do ensino precisam ser revistas, pois os alunos surdos constituem um grupo que se desenvolve cognitivamente de forma diferente dos demais alunos. Assim, por meio de uma revisão sistemática, este artigo os resultados de uma investigação sobre a temática “Surdez e Ensino de Ciências” na literatura científica. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em aspectos da Revisão Sistemática de Literatura. O período de busca de publicações compreendeu os anos entre 1998 e 2018, nos seguintes bancos de dados: periódicos listados no WebQualis da Plataforma Sucupira/CAPES e teses e dissertações listadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa mostraram que dos 12.797 trabalhos analisados, somente 79 tratavam da temática, evidenciando o pequeno número de pesquisas que abordam o Ensino de Ciências para Surdos, suscitando intenções de pesquisas futuras. Também foi possível estabelecer categorias temáticas de análise, oriundas do levantamento, que poderão servir como fonte de pesquisa e indicar campos temáticos para o desenvolvimento de novos estudos relacionados ao tema. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) 2019-06-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9911 10.3895/etr.v3n1.9911 Ensino e Tecnologia em Revista; v. 3, n. 1 (2019); 129-144 2594-3901 10.3895/etr.v3n1 por http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9911/6278 Direitos autorais 2019 CC-BY-NC http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
PERI |
language |
Português |
format |
Artigo |
author |
Pimentel, Renan Guilherme Santos, Harley Lucas dos Lucas, Lucken Bueno Abe, Rosa Shizue |
spellingShingle |
Pimentel, Renan Guilherme Santos, Harley Lucas dos Lucas, Lucken Bueno Abe, Rosa Shizue O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
author_sort |
Pimentel, Renan Guilherme |
title |
O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
title_short |
O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
title_full |
O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
title_fullStr |
O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
title_full_unstemmed |
O ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
title_sort |
o ensino de ciências para alunos surdos incluídos: revisão sistemática da literatura |
description |
O Ensino de Ciências na escola é fundamental para uma formação cidadã cientificamente alfabetizada, no entanto, sob a perspectiva da educação inclusiva de surdos, algumas características do ensino precisam ser revistas, pois os alunos surdos constituem um grupo que se desenvolve cognitivamente de forma diferente dos demais alunos. Assim, por meio de uma revisão sistemática, este artigo os resultados de uma investigação sobre a temática “Surdez e Ensino de Ciências” na literatura científica. Os procedimentos metodológicos utilizados foram baseados em aspectos da Revisão Sistemática de Literatura. O período de busca de publicações compreendeu os anos entre 1998 e 2018, nos seguintes bancos de dados: periódicos listados no WebQualis da Plataforma Sucupira/CAPES e teses e dissertações listadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os resultados da pesquisa mostraram que dos 12.797 trabalhos analisados, somente 79 tratavam da temática, evidenciando o pequeno número de pesquisas que abordam o Ensino de Ciências para Surdos, suscitando intenções de pesquisas futuras. Também foi possível estabelecer categorias temáticas de análise, oriundas do levantamento, que poderão servir como fonte de pesquisa e indicar campos temáticos para o desenvolvimento de novos estudos relacionados ao tema. |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) |
publishDate |
2019 |
url |
http://periodicos.utfpr.edu.br/etr/article/view/9911 |
_version_ |
1805295281835606016 |
score |
10,814766 |