Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências

School medicinal garden is an educational tool of vegetable cultivation for the study of plants, which may be used for the study of Botany in the middle and elementary school. The objective of this work is to propose learning situations that articulate theoretical and practical knowledge focused on...

ver descrição completa

Autor principal: Locateli, Bruna Taiza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11085
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-11085
recordtype dspace
spelling riut-1-110852020-11-13T13:06:45Z Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências Medicinal garden as a teaching resource for the teaching of Science Locateli, Bruna Taiza Kovalski, Mara Luciane Santos, Denise Juci Fontana dos Kovalski, Mara Luciane Boeno, Rosangela Maria Plantas medicinais Botânica Ciência - Estudo e ensino Medicinal plants Botany Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS School medicinal garden is an educational tool of vegetable cultivation for the study of plants, which may be used for the study of Botany in the middle and elementary school. The objective of this work is to propose learning situations that articulate theoretical and practical knowledge focused on the study of Botany of medicinal plants, as well as building a medicinal garden in order to use it for teaching Botany. This project was developed in a state school in the city of Dois Vizinhos - PR and included the participation of 14 students from 6 years of elementary school. The project was developed in five learning modules during two months with weekly meetings lasting two hours each. The data collection instruments used were pre- and post-questionnaires also photos, audio and observations, the research methodology used was qualitative, type action research, in which the researcher participates in the research. The project helped the students to understand better about Botany, mainly the difference between animal and plant cell, chloroplast and stomata with observation under a microscope. The medicinal garden proved to be a good teaching tool, which aroused the interest and curiosity of students in learning about medicinal plants and Botany. A horta medicinal escolar é um instrumento didático de cultivo de vegetais para o estudo das plantas, o qual poderá ser utilizado para o estudo da Botânica no ensino Médio e Fundamental. O objetivo deste trabalho é propor situações de aprendizagem que articulam conhecimentos teóricos e práticos voltados ao estudo da Botânica das plantas medicinais, além de construir uma horta medicinal a fim de utilizá-la para o ensino de Botânica. O presente projeto foi desenvolvido em um colégio estadual do município de Dois Vizinhos- PR e contou com a participação de 14 alunos dos 6º anos do ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco módulos didáticos, durante dois meses com encontros semanais, com duração de duas horas cada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram pré e pós-questionários, também, fotos, áudio e observações, a metodologia da pesquisa utilizada foi qualitativa, do tipo pesquisa-ação no qual o pesquisador participa da pesquisa. O projeto ajudou os alunos a entenderem melhor sobre a Botânica, principalmente a diferença entre célula animal e vegetal, cloroplasto e estômatos com observação em microscópio. A horta medicinal se mostrou um bom recurso didático, o qual despertou o interesse e a curiosidade dos alunos em aprender sobre as plantas medicinas e Botânica. 2020-11-13T13:06:45Z 2020-11-13T13:06:45Z 2015-06-29 bachelorThesis LOCATELI, Bruna Taiza. Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11085 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Dois Vizinhos Brasil Licenciatura em Ciências Biológicas UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Plantas medicinais
Botânica
Ciência - Estudo e ensino
Medicinal plants
Botany
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
spellingShingle Plantas medicinais
Botânica
Ciência - Estudo e ensino
Medicinal plants
Botany
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Locateli, Bruna Taiza
Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
description School medicinal garden is an educational tool of vegetable cultivation for the study of plants, which may be used for the study of Botany in the middle and elementary school. The objective of this work is to propose learning situations that articulate theoretical and practical knowledge focused on the study of Botany of medicinal plants, as well as building a medicinal garden in order to use it for teaching Botany. This project was developed in a state school in the city of Dois Vizinhos - PR and included the participation of 14 students from 6 years of elementary school. The project was developed in five learning modules during two months with weekly meetings lasting two hours each. The data collection instruments used were pre- and post-questionnaires also photos, audio and observations, the research methodology used was qualitative, type action research, in which the researcher participates in the research. The project helped the students to understand better about Botany, mainly the difference between animal and plant cell, chloroplast and stomata with observation under a microscope. The medicinal garden proved to be a good teaching tool, which aroused the interest and curiosity of students in learning about medicinal plants and Botany.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Locateli, Bruna Taiza
author_sort Locateli, Bruna Taiza
title Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
title_short Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
title_full Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
title_fullStr Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
title_full_unstemmed Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências
title_sort horta medicinal como recurso didático para o ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LOCATELI, Bruna Taiza. Horta medicinal como recurso didático para o ensino de Ciências. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11085
_version_ 1805305717013348352
score 10,814766