Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula

The technological evolution experienced in recent years, changed the life style of today’s society and the way people have access to information, making the traditional classroom dynamic obsolete. Recently, diverse methodologies have been studied to minimize this problem, one of them is gamification....

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Autor principal: Silveira Junior, Josué Placido da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485
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spelling riut-1-124852020-11-16T13:08:56Z Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula Platform development for gamification class Silveira Junior, Josué Placido da Aikes Junior, Jorge Aikes Junior, Jorge Sobjak, Ricardo Almeida, Shiderlene Vieira de Aprendizagem ativa Ensino Ensino criativo Active learning Teaching Creative teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO The technological evolution experienced in recent years, changed the life style of today’s society and the way people have access to information, making the traditional classroom dynamic obsolete. Recently, diverse methodologies have been studied to minimize this problem, one of them is gamification. This technique’s based on applying game features in non-game environments, to captivate and engage the user, just like games do with their players. This document aimed to develop a platform that would apply gamification in class. During prototype development some features were added in their reduced version, because the development priority was the structure of the academic functionalities, however, the deployed gamification features have a framework that allows for future enhancements. To validate the platform, it was presented to the teaching public and subsequently evaluated using a questionnaire. It is concluded that the prototype developed during this study is a viable option and capable of applying class gamification, being necessary improvements and inclusions of resources to perform a practical test. A evolução tecnológica vivida nos últimos anos, mudou o modo de vida da sociedade contemporânea e a maneira como as pessoas tem acesso a informação, tornando a dinâmica de aula tradicional obsoleta. Nos últimos anos, diversas metodologias vem sendo estudadas para minimizar esse problema, uma delas é a gamificação. Esta técnica consiste em aplicar características de jogos em ambientes que não são jogos, visando cativar e engajar o usuário, assim como os jogos comprovadamente fazem com os seus jogadores. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma plataforma que permitisse aplicar gamificação em aula. Durante o desenvolvimento do protótipo alguns recursos foram adicionados em sua versão reduzida, pois a prioridade no desenvolvimento foi a estrutura das funcionalidades acadêmicas, entretanto, os recursos de gamificação implantados tem estrutura que permite aprimoramentos futuros. De maneira a validar a plataforma, esta foi apresentada ao publico docente e posteriormente avaliada utilizando-se de um questionário. Conclui-se que o protótipo desenvolvido durante este estudo ´e uma opção viável e capaz de aplicar a gamificação de aula, sendo necessários aprimoramentos e inclusões de recursos para realizar um teste prático. 2020-11-16T13:08:56Z 2020-11-16T13:08:56Z 2019-11-22 bachelorThesis SILVEIRA JUNIOR, Josué Placido da. Desenvolvimento de plataforma para gamificação de aula. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/12485 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Ciência da Computação UTFPR
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