A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica

This work aims at presenting an exploratory piece of research which investigated some contributions of English teaching reflective practice to a pre-service teacher by means of some of her teaching reports she carried out in a Basic English Course which in turn was part of an Extension Project title...

ver descrição completa

Autor principal: Moura, Karina Santos de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14653
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14653
recordtype dspace
spelling riut-1-146532020-11-18T14:23:21Z A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica A student-teacher’s reflexive practice in english language teaching Moura, Karina Santos de Denardi, Didiê Ana Ceni Denardi, Didiê Ana Ceni Ruffini, Mirian Dagios, Marcele Garbin Professores - Formação Ensino - Metodologia Prática de ensino Língua inglesa Teachers, Training of Teaching - Methodology Student teaching English language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This work aims at presenting an exploratory piece of research which investigated some contributions of English teaching reflective practice to a pre-service teacher by means of some of her teaching reports she carried out in a Basic English Course which in turn was part of an Extension Project titled Inclusão Digital como meio para a Inclusão Social of Departamento de Engenharia da Computação of Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. In order to get the objetives of the research, the reports written by the teacher, during the period of the Basic English Course taught to students of students of 1st, 2nd and 3rd years of Ensino Médio of Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR, were analyzed. From this investigation, the pre-service teacher could realize her teaching practice, self-knowledge, as well as, knowledge of the ways she taught in order some interventions and changes could be possible. Moreover, the development of reflective practice contributed to the pre-service teacher’s teaching education. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo apresentar uma pesquisa exploratória de estudo de caso que investigou identificar e relatar as contribuições da prática reflexiva na docência de Língua Inglesa de uma professora em formação através dos registros de práticas pedagógicas realizadas no Curso de Inglês Básico, do Projeto de Extensão Inclusão Digital como meio para a Inclusão Social do Departamento de Engenharia da Computação, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. Para atingir tal objetivo, foram analisados os diários elaborados pela acadêmica professora durante o período de execução do mencionado Curso Básico de Inglês, ministrado para os alunos de três turmas do Ensino Médio (1°, 2° e 3° ano) da Casa Familiar Rural de Pato Branco. A partir dessa investigação, a percepção da acadêmica ministrante do Curso, a respeito de sua própria prática, lhe proporcionou o autoconhecimento de seus métodos para que as intervenções e mudanças fossem possíveis. Além disso, o desenvolvimento da prática reflexiva possibilitou a identificação de gratificantes contribuições para formação de docente da acadêmica. 2020-11-18T14:23:21Z 2020-11-18T14:23:21Z 2016-11-24 bachelorThesis MOURA, Karina Santos. A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14653 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Língua inglesa
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Student teaching
English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
spellingShingle Professores - Formação
Ensino - Metodologia
Prática de ensino
Língua inglesa
Teachers, Training of
Teaching - Methodology
Student teaching
English language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Moura, Karina Santos de
A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
description This work aims at presenting an exploratory piece of research which investigated some contributions of English teaching reflective practice to a pre-service teacher by means of some of her teaching reports she carried out in a Basic English Course which in turn was part of an Extension Project titled Inclusão Digital como meio para a Inclusão Social of Departamento de Engenharia da Computação of Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco. In order to get the objetives of the research, the reports written by the teacher, during the period of the Basic English Course taught to students of students of 1st, 2nd and 3rd years of Ensino Médio of Casa Familiar Rural de Pato Branco/PR, were analyzed. From this investigation, the pre-service teacher could realize her teaching practice, self-knowledge, as well as, knowledge of the ways she taught in order some interventions and changes could be possible. Moreover, the development of reflective practice contributed to the pre-service teacher’s teaching education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Moura, Karina Santos de
author_sort Moura, Karina Santos de
title A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
title_short A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
title_full A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
title_fullStr A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
title_full_unstemmed A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
title_sort prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MOURA, Karina Santos. A prática reflexiva na docência de língua inglesa de uma acadêmica. 2016. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14653
_version_ 1703204941629227008
score 10,966579