Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem

Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented...

ver descrição completa

Autor principal: Stankoski, Camila Ribas
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14806
recordtype dspace
spelling riut-1-148062020-11-18T14:29:23Z Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem Stankoski, Camila Ribas Lima, Anselmo Pereira de Pereira, Anselmo Pereira de Winfield, Claudia Marchese Denardi, Didiê Ana Ceni Aprendizagem Línguas modernas Linguagem e línguas - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Learning Languages, Modern Language and languages - Study and teaching Language acquisition CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented in the process of language development, proposed by Vigotski in the book “Thought and Language”, bringing as support, Bakhtin and Volochínov, exposing the importance of his theory, to also compare it to Krashen’s studies. In addition, correlating both pieces of research, we are also going to explore the problematic terminology in the use of the term “acquisition”, seeking out, through a bibliographical research, the importance on the suitable use of each term and how they influence the comprehension of the process which the subject goes through concerning the language. Pesquisas no âmbito da linguagem têm, muitas vezes, diferenciado termos como “aprendizagem” e “aquisição”. Entretanto, ao estudarmos os preceitos de Vigotski, encontramos a necessidade maior da diferenciação dos termos “aquisição” e “desenvolvimento”. O presente trabalho pretende expor os elementos do processo de desenvolvimento da linguagem, propostos por Vigotski no livro “Pensamento e Linguagem”, com o auxílio de Bakhtin e Volochínov, explicitando a importância de sua teoria, para, também, compará-la às teorias e estudos de Krashen. Além de fazer a correlação entre ambas as pesquisas, também exploraremos a problemática terminológica presente no uso do termo “aquisição”, buscando, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância do uso adequado de cada termo e como eles influenciam a compreensão do processo pelo qual o sujeito passa com relação à linguagem. 2020-11-18T14:29:22Z 2020-11-18T14:29:22Z 2017-12-04 bachelorThesis STANKOSKI, Camila Ribas. Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Línguas modernas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Learning
Languages, Modern
Language and languages - Study and teaching
Language acquisition
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Aprendizagem
Línguas modernas
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aquisição de linguagem
Learning
Languages, Modern
Language and languages - Study and teaching
Language acquisition
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Stankoski, Camila Ribas
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
description Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented in the process of language development, proposed by Vigotski in the book “Thought and Language”, bringing as support, Bakhtin and Volochínov, exposing the importance of his theory, to also compare it to Krashen’s studies. In addition, correlating both pieces of research, we are also going to explore the problematic terminology in the use of the term “acquisition”, seeking out, through a bibliographical research, the importance on the suitable use of each term and how they influence the comprehension of the process which the subject goes through concerning the language.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Stankoski, Camila Ribas
author_sort Stankoski, Camila Ribas
title Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
title_short Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
title_full Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
title_fullStr Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
title_full_unstemmed Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
title_sort diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de l. s. vigotski e s. krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation STANKOSKI, Camila Ribas. Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806
_version_ 1805320860518580224
score 10,814766