Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem
Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented...
Autor principal: | Stankoski, Camila Ribas |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14806 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-148062020-11-18T14:29:23Z Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem Stankoski, Camila Ribas Lima, Anselmo Pereira de Pereira, Anselmo Pereira de Winfield, Claudia Marchese Denardi, Didiê Ana Ceni Aprendizagem Línguas modernas Linguagem e línguas - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Learning Languages, Modern Language and languages - Study and teaching Language acquisition CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented in the process of language development, proposed by Vigotski in the book “Thought and Language”, bringing as support, Bakhtin and Volochínov, exposing the importance of his theory, to also compare it to Krashen’s studies. In addition, correlating both pieces of research, we are also going to explore the problematic terminology in the use of the term “acquisition”, seeking out, through a bibliographical research, the importance on the suitable use of each term and how they influence the comprehension of the process which the subject goes through concerning the language. Pesquisas no âmbito da linguagem têm, muitas vezes, diferenciado termos como “aprendizagem” e “aquisição”. Entretanto, ao estudarmos os preceitos de Vigotski, encontramos a necessidade maior da diferenciação dos termos “aquisição” e “desenvolvimento”. O presente trabalho pretende expor os elementos do processo de desenvolvimento da linguagem, propostos por Vigotski no livro “Pensamento e Linguagem”, com o auxílio de Bakhtin e Volochínov, explicitando a importância de sua teoria, para, também, compará-la às teorias e estudos de Krashen. Além de fazer a correlação entre ambas as pesquisas, também exploraremos a problemática terminológica presente no uso do termo “aquisição”, buscando, através de uma pesquisa bibliográfica, a importância do uso adequado de cada termo e como eles influenciam a compreensão do processo pelo qual o sujeito passa com relação à linguagem. 2020-11-18T14:29:22Z 2020-11-18T14:29:22Z 2017-12-04 bachelorThesis STANKOSKI, Camila Ribas. Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco Brasil Departamento Acadêmico de Letras Licenciatura em Letras UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Línguas modernas Linguagem e línguas - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Learning Languages, Modern Language and languages - Study and teaching Language acquisition CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Aprendizagem Línguas modernas Linguagem e línguas - Estudo e ensino Aquisição de linguagem Learning Languages, Modern Language and languages - Study and teaching Language acquisition CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Stankoski, Camila Ribas Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
description |
Some research on the language scope have many times differentiated terms such as “learning” and “acquisition”. However, when studying Vigotski’s precepts, we find the bigger need to differentiate the terms “acquisition” and “development”. The following paper intends to expose the elements presented in the process of language development, proposed by Vigotski in the book “Thought and Language”, bringing as support, Bakhtin and Volochínov, exposing the importance of his theory, to also compare it to Krashen’s studies. In addition, correlating both pieces of research, we are also going to explore the problematic terminology in the use of the term “acquisition”, seeking out, through a bibliographical research, the importance on the suitable use of each term and how they influence the comprehension of the process which the subject goes through concerning the language. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Stankoski, Camila Ribas |
author_sort |
Stankoski, Camila Ribas |
title |
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
title_short |
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
title_full |
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
title_fullStr |
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
title_full_unstemmed |
Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
title_sort |
diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de l. s. vigotski e s. krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
STANKOSKI, Camila Ribas. Diferenças terminológicas e conceituais entre as teorias de L. S. Vigotski e S. Krashen: aquisição, aprendizagem ou desenvolvimento da linguagem. 2017. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14806 |
_version_ |
1805320860518580224 |
score |
10,814766 |