Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio

Currently several educational games on various chemical contents have been proposed seeking through playful aspects, alternatives to the traditional teaching centered on memorizing and applying formulas for solving exercises. Thus, due to the current trend by seeking new methods of teaching and lear...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Mayara Gobetti Fernandes da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14840
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14840
recordtype dspace
spelling riut-1-148402020-11-18T14:40:47Z Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio Silva, Mayara Gobetti Fernandes da Ferri, Elídia Aparecida Vetter Santos, Larissa Macedo dos Química - Estudo e ensino Jogos educativos Atividades criativas na sala de aula Chemistry - Study and teaching Educational games Creative activities and seat work Licenciatura em Química Currently several educational games on various chemical contents have been proposed seeking through playful aspects, alternatives to the traditional teaching centered on memorizing and applying formulas for solving exercises. Thus, due to the current trend by seeking new methods of teaching and learning, it became necessary to develop recreational activities that help teachers and encourage logical thinking of students, so that they have a greater interest in the subject of chemistry. The three magazines designed to be applied on the 1o, 2o and 3o year of high school, have been prepared in accordance with the content distribution established in the Basic Education Curriculum Guide Chemistry of Paraná. The magazine contains many educational games such as chemistry quiz, word search, dominox chemical, crosswords, sudokímico among others, as well as chemical curiosities and strips, all to make learning chemistry much more enjoyable and fun, seeking to demystify the idea that this science is impossible to understand. Atualmente vários jogos didáticos sobre diversos conteúdos de química vêm sendo propostos buscando, por meio de aspectos lúdicos, alternativas ao processo tradicional de ensino centrado em memorização e aplicação de fórmulas para resolução de exercícios. Deste modo, devido à tendência atual pela procura de novos métodos de ensino-aprendizagem, tornou-se necessário o desenvolvimento de atividades lúdicas que auxiliem os professores e estimulem o raciocínio lógico dos alunos, fazendo com que estes tenham um maior interesse pela disciplina de Química. As três revistas elaboradas, para serem aplicadas no 1o, 2o e 3o ano do ensino médio, foram preparadas de acordo com a distribuição de conteúdos estabelecida nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica em Química do Paraná. As revistas contêm diversos jogos didáticos como: quiz da química, caça-palavras, dominox químico, cruzadinhas, sudokímico dentre outros, além de curiosidades e tirinhas de química, tudo para tornar a aprendizagem da Química muito mais prazerosa e divertida, buscando desmistificar a ideia de que esta ciência é impossível de ser compreendida. 2020-11-18T14:40:47Z 2020-11-18T14:40:47Z 2013-09-18 bachelorThesis SILVA, Mayara Gobetti Fernandes da. Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14840 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula
Chemistry - Study and teaching
Educational games
Creative activities and seat work
Licenciatura em Química
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Jogos educativos
Atividades criativas na sala de aula
Chemistry - Study and teaching
Educational games
Creative activities and seat work
Licenciatura em Química
Silva, Mayara Gobetti Fernandes da
Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
description Currently several educational games on various chemical contents have been proposed seeking through playful aspects, alternatives to the traditional teaching centered on memorizing and applying formulas for solving exercises. Thus, due to the current trend by seeking new methods of teaching and learning, it became necessary to develop recreational activities that help teachers and encourage logical thinking of students, so that they have a greater interest in the subject of chemistry. The three magazines designed to be applied on the 1o, 2o and 3o year of high school, have been prepared in accordance with the content distribution established in the Basic Education Curriculum Guide Chemistry of Paraná. The magazine contains many educational games such as chemistry quiz, word search, dominox chemical, crosswords, sudokímico among others, as well as chemical curiosities and strips, all to make learning chemistry much more enjoyable and fun, seeking to demystify the idea that this science is impossible to understand.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Mayara Gobetti Fernandes da
author_sort Silva, Mayara Gobetti Fernandes da
title Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
title_short Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
title_full Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
title_fullStr Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
title_full_unstemmed Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
title_sort passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Mayara Gobetti Fernandes da. Passatempo químico: um recurso didático para auxiliar aprendizagem de química no ensino médio. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14840
_version_ 1805310962748620800
score 10,814766