Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que e...
Autor principal: | Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-14860 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-148602020-11-18T14:41:19Z Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos Alves, Guilherme Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino Educação ambiental Chemistry (High School) Chemistry - Study and teaching Environmental education Licenciatura em Química O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que esta depende de processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa. Além da LDB, outra lei que nos incentiva ao uso de temas diferenciados nas aulas são os Parâmetros Curriculares Nacionais, que instituem a Política Nacional para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em ação – Educação Ambiental, com guia de orientações metodológicas desenvolvidas para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil. Desta forma, tanto a LDB, como o PCN, demonstram que é importante abordar temáticas ambientais no decorrer do ensino básico e ensino médio. Com isso, a proposta deste trabalho é abordar aspectos e problemáticas ambientais na aula de química no ensino médio e com isso buscar interagir com os alunos de forma mais diversificada. Para isso é importante que os professores se preparem e estejam dispostos a abordar temas diferentes, mas que tenham como base o conteúdo de química. Neste trabalho, é demonstrado como foi realizado a abordagem de temas ambientais nas aulas de química no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. Em cada turma, o tema foi discutido de acordo com o que se estava vendo em sala de aula. Para realizar as abordagens, foi necessário inicialmente realizar uma pesquisa sobre os temas e após buscar recursos didáticos para aplicação dos temas em sala de aula. No primeiro ano, a abordagem foi realizada com o uso de dois vídeos e leitura de texto, já no segundo ano a abordagem foi realizada com análise crítica de texto e resolução de questionário e no terceiro ano a abordagem foi realizada com o uso de uma análise crítica de um artigo científico. Durante e após a aplicação das atividades pode-se observar a participação dos alunos e também que poucos enfrentaram dificuldades de realizarem as atividades. Os alunos puderam expor suas idéias sobre os assuntos, bem como utilizar de conhecimento do dia a dia para responderem algumas questões trabalhadas. Assim, o projeto desenvolvido alcançou seu objetivo de realizar a abordagem de temas sobre meio ambiente com os alunos, mostrando que a disciplina de química está muito mais envolvida no nosso dia a dia do que muitos alunos conseguem compreender, além disso, os alunos puderam aproveitar o momento para expor suas ideias e contribuírem para uma aula mais dinâmica. 2020-11-18T14:41:19Z 2020-11-18T14:41:19Z 2014-08-01 bachelorThesis PERETIATKO, Claudia Dyana dos Santos. Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino Educação ambiental Chemistry (High School) Chemistry - Study and teaching Environmental education Licenciatura em Química |
spellingShingle |
Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino Educação ambiental Chemistry (High School) Chemistry - Study and teaching Environmental education Licenciatura em Química Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
description |
O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que esta depende de processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa. Além da LDB, outra lei que nos incentiva ao uso de temas diferenciados nas aulas são os Parâmetros Curriculares Nacionais, que instituem a Política Nacional para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em ação – Educação Ambiental, com guia de orientações metodológicas desenvolvidas para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil. Desta forma, tanto a LDB, como o PCN, demonstram que é importante abordar temáticas ambientais no decorrer do ensino básico e ensino médio. Com isso, a proposta deste trabalho é abordar aspectos e problemáticas ambientais na aula de química no ensino médio e com isso buscar interagir com os alunos de forma mais diversificada. Para isso é importante que os professores se preparem e estejam dispostos a abordar temas diferentes, mas que tenham como base o conteúdo de química. Neste trabalho, é demonstrado como foi realizado a abordagem de temas ambientais nas aulas de química no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. Em cada turma, o tema foi discutido de acordo com o que se estava vendo em sala de aula. Para realizar as abordagens, foi necessário inicialmente realizar uma pesquisa sobre os temas e após buscar recursos didáticos para aplicação dos temas em sala de aula. No primeiro ano, a abordagem foi realizada com o uso de dois vídeos e leitura de texto, já no segundo ano a abordagem foi realizada com análise crítica de texto e resolução de questionário e no terceiro ano a abordagem foi realizada com o uso de uma análise crítica de um artigo científico. Durante e após a aplicação das atividades pode-se observar a participação dos alunos e também que poucos enfrentaram dificuldades de realizarem as atividades. Os alunos puderam expor suas idéias sobre os assuntos, bem como utilizar de conhecimento do dia a dia para responderem algumas questões trabalhadas. Assim, o projeto desenvolvido alcançou seu objetivo de realizar a abordagem de temas sobre meio ambiente com os alunos, mostrando que a disciplina de química está muito mais envolvida no nosso dia a dia do que muitos alunos conseguem compreender, além disso, os alunos puderam aproveitar o momento para expor suas ideias e contribuírem para uma aula mais dinâmica. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos |
author_sort |
Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos |
title |
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
title_short |
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
title_full |
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
title_fullStr |
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
title_sort |
abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PERETIATKO, Claudia Dyana dos Santos. Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860 |
_version_ |
1805305301338947584 |
score |
10,814766 |