Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio

O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que e...

ver descrição completa

Autor principal: Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-14860
recordtype dspace
spelling riut-1-148602020-11-18T14:41:19Z Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos Alves, Guilherme Química (Ensino médio) Química - Estudo e ensino Educação ambiental Chemistry (High School) Chemistry - Study and teaching Environmental education Licenciatura em Química O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que esta depende de processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa. Além da LDB, outra lei que nos incentiva ao uso de temas diferenciados nas aulas são os Parâmetros Curriculares Nacionais, que instituem a Política Nacional para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em ação – Educação Ambiental, com guia de orientações metodológicas desenvolvidas para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil. Desta forma, tanto a LDB, como o PCN, demonstram que é importante abordar temáticas ambientais no decorrer do ensino básico e ensino médio. Com isso, a proposta deste trabalho é abordar aspectos e problemáticas ambientais na aula de química no ensino médio e com isso buscar interagir com os alunos de forma mais diversificada. Para isso é importante que os professores se preparem e estejam dispostos a abordar temas diferentes, mas que tenham como base o conteúdo de química. Neste trabalho, é demonstrado como foi realizado a abordagem de temas ambientais nas aulas de química no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. Em cada turma, o tema foi discutido de acordo com o que se estava vendo em sala de aula. Para realizar as abordagens, foi necessário inicialmente realizar uma pesquisa sobre os temas e após buscar recursos didáticos para aplicação dos temas em sala de aula. No primeiro ano, a abordagem foi realizada com o uso de dois vídeos e leitura de texto, já no segundo ano a abordagem foi realizada com análise crítica de texto e resolução de questionário e no terceiro ano a abordagem foi realizada com o uso de uma análise crítica de um artigo científico. Durante e após a aplicação das atividades pode-se observar a participação dos alunos e também que poucos enfrentaram dificuldades de realizarem as atividades. Os alunos puderam expor suas idéias sobre os assuntos, bem como utilizar de conhecimento do dia a dia para responderem algumas questões trabalhadas. Assim, o projeto desenvolvido alcançou seu objetivo de realizar a abordagem de temas sobre meio ambiente com os alunos, mostrando que a disciplina de química está muito mais envolvida no nosso dia a dia do que muitos alunos conseguem compreender, além disso, os alunos puderam aproveitar o momento para expor suas ideias e contribuírem para uma aula mais dinâmica. 2020-11-18T14:41:19Z 2020-11-18T14:41:19Z 2014-08-01 bachelorThesis PERETIATKO, Claudia Dyana dos Santos. Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pato Branco
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Educação ambiental
Chemistry (High School)
Chemistry - Study and teaching
Environmental education
Licenciatura em Química
spellingShingle Química (Ensino médio)
Química - Estudo e ensino
Educação ambiental
Chemistry (High School)
Chemistry - Study and teaching
Environmental education
Licenciatura em Química
Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos
Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
description O ensino de química é muito amplo e possibilita que o professor possa utilizar-se de várias ferramentas para incrementar sua aula. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei Federal n. 9.394), aprovada em 1996 e cita no primeiro artigo a abrangência da educação e que esta depende de processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa. Além da LDB, outra lei que nos incentiva ao uso de temas diferenciados nas aulas são os Parâmetros Curriculares Nacionais, que instituem a Política Nacional para garantir que a Educação Ambiental seja uma prática nacional em todas as escolas. Foi criado também o PCN em ação – Educação Ambiental, com guia de orientações metodológicas desenvolvidas para formação de educadores, além de projetos e programas que visam construir um processo permanente de educação ambiental nas escolas e comunidades de todo Brasil. Desta forma, tanto a LDB, como o PCN, demonstram que é importante abordar temáticas ambientais no decorrer do ensino básico e ensino médio. Com isso, a proposta deste trabalho é abordar aspectos e problemáticas ambientais na aula de química no ensino médio e com isso buscar interagir com os alunos de forma mais diversificada. Para isso é importante que os professores se preparem e estejam dispostos a abordar temas diferentes, mas que tenham como base o conteúdo de química. Neste trabalho, é demonstrado como foi realizado a abordagem de temas ambientais nas aulas de química no primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio. Em cada turma, o tema foi discutido de acordo com o que se estava vendo em sala de aula. Para realizar as abordagens, foi necessário inicialmente realizar uma pesquisa sobre os temas e após buscar recursos didáticos para aplicação dos temas em sala de aula. No primeiro ano, a abordagem foi realizada com o uso de dois vídeos e leitura de texto, já no segundo ano a abordagem foi realizada com análise crítica de texto e resolução de questionário e no terceiro ano a abordagem foi realizada com o uso de uma análise crítica de um artigo científico. Durante e após a aplicação das atividades pode-se observar a participação dos alunos e também que poucos enfrentaram dificuldades de realizarem as atividades. Os alunos puderam expor suas idéias sobre os assuntos, bem como utilizar de conhecimento do dia a dia para responderem algumas questões trabalhadas. Assim, o projeto desenvolvido alcançou seu objetivo de realizar a abordagem de temas sobre meio ambiente com os alunos, mostrando que a disciplina de química está muito mais envolvida no nosso dia a dia do que muitos alunos conseguem compreender, além disso, os alunos puderam aproveitar o momento para expor suas ideias e contribuírem para uma aula mais dinâmica.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos
author_sort Peretiatko, Claudia Dyana dos Santos
title Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
title_short Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
title_full Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
title_fullStr Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
title_full_unstemmed Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
title_sort abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PERETIATKO, Claudia Dyana dos Santos. Abordagem de questões ambientais na disciplina de química no ensino médio. 2014. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/14860
_version_ 1805305301338947584
score 10,814766