Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se e...
Autor principal: | Cabral, Mariana Perez |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares. |
---|