Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR

Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se e...

ver descrição completa

Autor principal: Cabral, Mariana Perez
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-15770
recordtype dspace
spelling riut-1-157702020-11-19T12:38:55Z Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR Method of accessibility as a tool for public management: study in educational institutions in Toledo - PR Cabral, Mariana Perez Feiber, Silmara Dias Feiber, Fúlvio Natercio Furlan, Gladis Cristina Bressiani, Lucia Feiber, Silmara Dias Feiber, Fúlvio Natercio Instalações escolares Escolas - Mobiliário e equipamento Desenho universal Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência School facilities Schools - Furniture, equipment, etc Universal design Barrier-free design for students with disabilities CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares. 2020-11-19T12:38:55Z 2020-11-19T12:38:55Z 2017-11-07 bachelorThesis CABRAL, Mariana Perez. Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Toledo Brasil Engenharia Civil UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Instalações escolares
Escolas - Mobiliário e equipamento
Desenho universal
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
School facilities
Schools - Furniture, equipment, etc
Universal design
Barrier-free design for students with disabilities
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
spellingShingle Instalações escolares
Escolas - Mobiliário e equipamento
Desenho universal
Projeto de acessibilidade para estudantes com deficiência
School facilities
Schools - Furniture, equipment, etc
Universal design
Barrier-free design for students with disabilities
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO::PROJETO DE ARQUITETUTA E URBANISMO::PLANEJAMENTO E PROJETOS DA EDIFICACAO
Cabral, Mariana Perez
Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
description Os portadores de necessidades especiais enfrentam diariamente situações limitantes, seja no aspecto de mobilidade física ou inclusão social. Os fatores que limitam a plenitude de execução de atividades e a independência individual estão presentes em topo tipo de edificação pública. Reconhecendo-se este fato, o presente trabalho explana sobre a acessibilidade em edificações públicas escolares, uma vez que este é o ambiente base para a formação intelectual e social dos indivíduos. Os aspectos limitantes relacionados a mobilidade espacial encontrados em instituições de ensino ocorrem devido a projetos mal elaborados ou mal executados. A proposta de pesquisa considera que esses aspectos limitantes podem ser minimizados ou extinguidos através da mensuração dos seus efeitos para cada usuário que o utiliza. Assim, com o intuito de facilitar a vistoria de acessibilidade em instituições públicas de ensino, o presente trabalho tem como proposta a elaboração de um método avaliativo com base na NBR 9050/2015 que diz respeito à Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. O método avaliativo baseia-se na identificação dos percentuais de conformidade para os ambientes e usuários, indicação dos itens exatos da norma de referência para cada condição descrita, como também a identificação visual das irregularidades através de um relatório fotográfico. O objetivo é proporcionar maior exatidão na identificação dos obstáculos técnicos e consequentemente maior precisão de respaldo normativo para que ocorra maior agilidade no processo de adequações técnicas. O método foi aplicado em quatro instituições públicas de ensino localizadas na cidade de Toledo/PR e validado através da coerência dos resultados apresentados e de resultados da literatura. Os resultados obtidos indicaram que os quesitos de menor conformidade com a norma foi o das “Rampas” e “Sanitários, banheiros e vestiários” e o grupo de usuário de menor conformidade foi o das pessoas em cadeiras de rodas. O método avaliativo permite que ações concernentes de ordem técnico-legal possam ser tomadas pelo poder público, com relação à efetiva implantação da acessibilidade em edificações escolares.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Cabral, Mariana Perez
author_sort Cabral, Mariana Perez
title Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
title_short Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
title_full Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
title_fullStr Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
title_full_unstemmed Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo - PR
title_sort método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em toledo - pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CABRAL, Mariana Perez. Método avaliativo de acessibilidade como instrumento de gestão pública: estudo em instituições de ensino em Toledo – PR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15770
_version_ 1805318583672111104
score 10,814766