Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae
Robotics as an educational product can be described as a mediating tool for acquiring knowledge about the Araneae Order and can provide interaction and learning in the classroom. The mediation between robotics and science teaching, in the specific case of the Araneae Order, known worldwide for its e...
Principais autores: | Mello, Mariele Andrade de, Oliveira, Pamela Giliet de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-16608 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-166082020-11-19T20:39:22Z Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae Mello, Mariele Andrade de Oliveira, Pamela Giliet de Silva, Mario José Van Thienen da Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Cruz, Hernani Batista da Silva, Mario José Van Thienen da Antiqueira, Lia Maris Orth Ritter Cruz, Hernani Batista da Szmoski, Romeu Miqueias Aranhas Robótica Ciência - Estudo e ensino Spiders Robotics Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Robotics as an educational product can be described as a mediating tool for acquiring knowledge about the Araneae Order and can provide interaction and learning in the classroom. The mediation between robotics and science teaching, in the specific case of the Araneae Order, known worldwide for its exuberant spiders, is directly linked to the determinants of contemporaneity and the use of technologies as a way of facilitating mediation and interaction between students and knowledge scientific. The Araneae Order is contained in our medium, in this way it becomes fundamental for students to understand how their vision and sensory system work, being a content of great relevance in science teaching and that arouses much curiosity between them. As is also the case with robotics, which is a technological tool that is constantly evolving in our daily lives, both approaches can allow interdisciplinary relationships in the school environment. Thus, in this work we propose a methodology for the teaching of spiders using robotics, based on Vygostky's theory. This adjunct methodology of the arduino composes the system of pedagogic robotics by what we call Robotic spider. A robótica como um produto educacional pode ser descrita como uma ferramenta mediadora para a aquisição de conhecimento referente a Ordem Araneae podendo proporcionar a interação e o aprendizado em sala de aula. A mediação entre a robótica e o ensino de ciências, no caso específico da Ordem Araneae, conhecida mundialmente por suas exuberantes aranhas, está diretamente ligada aos determinantes da contemporaneidade e a utilização das tecnologias como forma de propiciar a mediação e a interação entre alunos e conhecimento científico. A Ordem Araneae está contido no nosso meio, desta forma torna-se fundamental para os alunos compreenderem como sua visão e sistema sensorial funcionam, sendo um conteúdo de grande relevância no ensino de ciências e que desperta muita curiosidade entre eles. Como também é no caso da robótica, que é uma ferramenta tecnológica e que está em constantes evoluções em nosso cotidiano, ambas as abordagens podem viabilizar relações interdisciplinares no ambiente escolar. Sendo assim, neste trabalho propomos uma metodologia para o ensino das aranhas com a utilização da robótica, baseada na teoria de Vygostky. Esta metodologia adjunta do arduíno compõe o sistema de robótica pedagógica por isso chamamos de Roboranhas. 2020-11-19T20:39:22Z 2020-11-19T20:39:22Z 2018-07-06 bachelorThesis MELLO, Mariele Andrade de; OLIVEIRA, Pamela Giliet de. Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608 por openAccess Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Departamento Acadêmico de Ensino Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aranhas Robótica Ciência - Estudo e ensino Spiders Robotics Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
spellingShingle |
Aranhas Robótica Ciência - Estudo e ensino Spiders Robotics Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS Mello, Mariele Andrade de Oliveira, Pamela Giliet de Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
description |
Robotics as an educational product can be described as a mediating tool for acquiring knowledge about the Araneae Order and can provide interaction and learning in the classroom. The mediation between robotics and science teaching, in the specific case of the Araneae Order, known worldwide for its exuberant spiders, is directly linked to the determinants of contemporaneity and the use of technologies as a way of facilitating mediation and interaction between students and knowledge scientific. The Araneae Order is contained in our medium, in this way it becomes fundamental for students to understand how their vision and sensory system work, being a content of great relevance in science teaching and that arouses much curiosity between them. As is also the case with robotics, which is a technological tool that is constantly evolving in our daily lives, both approaches can allow interdisciplinary relationships in the school environment. Thus, in this work we propose a methodology for the teaching of spiders using robotics, based on Vygostky's theory. This adjunct methodology of the arduino composes the system of pedagogic robotics by what we call Robotic spider. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
author |
Mello, Mariele Andrade de Oliveira, Pamela Giliet de |
author_sort |
Mello, Mariele Andrade de |
title |
Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
title_short |
Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
title_full |
Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
title_fullStr |
Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
title_full_unstemmed |
Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae |
title_sort |
roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na ordem araneae |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MELLO, Mariele Andrade de; OLIVEIRA, Pamela Giliet de. Roboranha: contribuição da robótica para o ensino de ciências, explicando a percepção de ameaças na Ordem Araneae. 2018. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16608 |
_version_ |
1805316871824605184 |
score |
10,814766 |