Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais

O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e espec...

ver descrição completa

Autor principal: Gatelli, Paula Cristina Mendes
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18890
recordtype dspace
spelling riut-1-188902020-11-23T13:41:37Z Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais Gatelli, Paula Cristina Mendes Souza, Maurini de Souza, Maurini de Galera, Joscely Maria Bassetto Mansano Neto, João Alfabetização Aprendizagem Ensino Leitura Escrita Literacy Learning Teaching Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros. 2020-11-23T13:41:36Z 2020-11-23T13:41:36Z 2015-11-14 specializationThesis GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Aprendizagem
Ensino
Leitura
Escrita
Literacy
Learning
Teaching
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Alfabetização
Aprendizagem
Ensino
Leitura
Escrita
Literacy
Learning
Teaching
Reading
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Gatelli, Paula Cristina Mendes
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
description O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gatelli, Paula Cristina Mendes
author_sort Gatelli, Paula Cristina Mendes
title Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
title_short Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
title_full Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
title_fullStr Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
title_sort alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890
_version_ 1805323083026792448
score 10,814766