Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais
O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e espec...
Autor principal: | Gatelli, Paula Cristina Mendes |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18890 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188902020-11-23T13:41:37Z Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais Gatelli, Paula Cristina Mendes Souza, Maurini de Souza, Maurini de Galera, Joscely Maria Bassetto Mansano Neto, João Alfabetização Aprendizagem Ensino Leitura Escrita Literacy Learning Teaching Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros. 2020-11-23T13:41:36Z 2020-11-23T13:41:36Z 2015-11-14 specializationThesis GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização Aprendizagem Ensino Leitura Escrita Literacy Learning Teaching Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Alfabetização Aprendizagem Ensino Leitura Escrita Literacy Learning Teaching Reading Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Gatelli, Paula Cristina Mendes Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
description |
O presente estudo realiza uma reflexão sobre a compreensão dos processos de alfabetização e letramento desenvolvida pelos educadores em sala de aula, tomando como foco de discussão os procedimentos de ensino os quais intervém no processo de aprendizagem dos alunos abordando origem, conceitos e especificidades de cada um desses processos educacionais. Os objetivos foram: i) apresentar alguns significados do termo conjunto Alfabetização e Letramento, bem como a ideia de Alfabetização na perspectiva do Letramento por meio de pesquisas das concepções teóricas que se destacam no estudo da aquisição da linguagem escrita e leitura; como prática, ii) analisar um caso específico, singular, mas representativo, de uma aluna, com o objetivo de traçar estratégias de ensino aliadas à superação das dificuldades de aprendizagem. O texto realiza não só a construção ou confirmação desses conceitos abordados, como também expõe as contribuições que a junção desses dois processos (alfabetização e letramento) trazem para a educação. Como base teórica, a investigação apoiou-se em Soares (2001), Freire (2005) e outros. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Gatelli, Paula Cristina Mendes |
author_sort |
Gatelli, Paula Cristina Mendes |
title |
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
title_short |
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
title_full |
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
title_fullStr |
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
title_sort |
alfabetização e letramento: desafios contemporâneos nas séries iniciais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
GATELLI, Paula Cristina Mendes. Alfabetização e letramento: desafios contemporâneos
nas séries iniciais. 2015. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18890 |
_version_ |
1805323083026792448 |
score |
10,814766 |