A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para re...
Autor principal: | Camaroto, Roseli Brando da Silva |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18891 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188912020-11-23T13:41:38Z A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental Camaroto, Roseli Brando da Silva Silveira, Ana Paula Pinheiro da Silveira, Ana Paula Pinheiro da Polese, Edna da Silva Mansano Neto, João Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Ensino Language and languages - Variation Prejudices - Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA O presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para realizar a pesquisa, procurou-se pautar sobre conceitos e definições de variação linguística e de preconceito linguístico, baseando-se nos seguintes autores: William Labov (1972), William Bright (1966), Marcos Bagno e Sírio Possenti (1996). Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento um questionário estruturado, em uma Escola Municipal, na cidade de Treze Tílias – SC, com cinco educadores, cujo objetivo era compreender como elas entendem a variação linguística e como atuam no cotidiano da prática pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados demonstraram que as educadoras têm conhecimento sobre a variação linguística. Elas procuram trabalhar as variações dentro de sala de aula, de forma que os alunos saibam questionar a língua padrão diante de uma enorme variedade linguística, a qual traz consigo sua cultura e verdadeiras raízes. 2020-11-23T13:41:38Z 2020-11-23T13:41:38Z 2016-03-12 specializationThesis CAMAROTO, Roseli Branco da Silva. A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Ensino Language and languages - Variation Prejudices - Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
spellingShingle |
Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Ensino Language and languages - Variation Prejudices - Language Teaching CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Camaroto, Roseli Brando da Silva A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
O presente trabalho apresenta como tema central de pesquisa a importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivando analisar como, na sala de aula, o professor estabelece relações entre as variedades da língua e a língua padrão. Para realizar a pesquisa, procurou-se pautar sobre conceitos e definições de variação linguística e de preconceito linguístico, baseando-se nos seguintes autores: William Labov (1972), William Bright (1966), Marcos Bagno e Sírio Possenti (1996). Além de pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento um questionário estruturado, em uma Escola Municipal, na cidade de Treze Tílias – SC, com cinco educadores, cujo objetivo era compreender como elas entendem a variação linguística e como atuam no cotidiano da prática pedagógica com os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os dados coletados demonstraram que as educadoras têm conhecimento sobre a variação linguística. Elas procuram trabalhar as variações dentro de sala de aula, de forma que os alunos saibam questionar a língua padrão diante de uma enorme variedade linguística, a qual traz consigo sua cultura e verdadeiras raízes. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Camaroto, Roseli Brando da Silva |
author_sort |
Camaroto, Roseli Brando da Silva |
title |
A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
importância de trabalhar a variação linguística na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CAMAROTO, Roseli Branco da Silva. A importância de trabalhar a variação linguística
na sala de aula, nos anos iniciais do ensino fundamental. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18891 |
_version_ |
1760451374401716224 |
score |
10,966579 |