Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula

Although we have learned to speak before writing, one can see the little relevance that has been given to the oral genres within the classroom. In this research we will see how orality can help the teacher in the construction of student knowledge. We will present a discussion about orality and orali...

ver descrição completa

Autor principal: Dias, Cláudia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18910
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18910
recordtype dspace
spelling riut-1-189102020-11-23T13:42:20Z Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula How orality awakens the protagonism within the classroom Dias, Cláudia Prim, Cristina de Souza Prim, Cristina de Souza Mesquita, Fábio Luís Fernandes Rohling, Nivea Oralidade na literatura Educação - Metodologia Aprendizagem Orality in literature Education - Methodology Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Although we have learned to speak before writing, one can see the little relevance that has been given to the oral genres within the classroom. In this research we will see how orality can help the teacher in the construction of student knowledge. We will present a discussion about orality and oralization within the school context and its relevance. The study will deal with the oral presentation genre and we will seek to identify how this practice is being approached within the classroom. We analyze how the oral presentation can awaken in the student the linguistic awareness and the protagonism. This practice can be identified from observations made in the classroom of a public school with a student of the 9th grade elementary school cycle. This study may contribute to the fact that teachers not only know the importance of oral exposition in the school context and the social life of the student, but also develop a systematic work in the classroom, starting from a sequence of significant activities that will result in linguistic awareness and autonomy of the cultured language. Ainda que tenhamos aprendido a falar antes de escrever, percebe-se a pouca relevância que se tem dado aos gêneros orais dentro da sala de aula. Nesta pesquisa veremos como a oralidade pode auxiliar o professor na construção do conhecimento do aluno. Apresentaremos uma discussão sobre a oralidade e a oralização dentro do contexto escolar e suas relevâncias. O estudo tratará do gênero exposição oral e buscaremos identificar como essa prática está sendo abordada dentro da sala de aula. Analisamos como a exposição oral pode despertar no aluno a consciência linguística e o protagonismo. Essa prática poderá ser identificada a partir de observações realizada em sala de aula de uma escola pública com aluno do 9º ano do ensino fundamental ciclo II. Este estudo pode contribuir para que os professores não só conheçam a importância da exposição oral no contexto escolar e na vida social do aluno, mas também desenvolvam um trabalho sistemático em sala de aula, partindo de uma sequência de atividades significativas que resultará em conscientização linguística e autonomia de uso da língua culta. 2020-11-23T13:42:20Z 2020-11-23T13:42:20Z 2018-08-25 specializationThesis DIAS, Cláudia. Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18910 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Oralidade na literatura
Educação - Metodologia
Aprendizagem
Orality in literature
Education - Methodology
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Oralidade na literatura
Educação - Metodologia
Aprendizagem
Orality in literature
Education - Methodology
Learning
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Dias, Cláudia
Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
description Although we have learned to speak before writing, one can see the little relevance that has been given to the oral genres within the classroom. In this research we will see how orality can help the teacher in the construction of student knowledge. We will present a discussion about orality and oralization within the school context and its relevance. The study will deal with the oral presentation genre and we will seek to identify how this practice is being approached within the classroom. We analyze how the oral presentation can awaken in the student the linguistic awareness and the protagonism. This practice can be identified from observations made in the classroom of a public school with a student of the 9th grade elementary school cycle. This study may contribute to the fact that teachers not only know the importance of oral exposition in the school context and the social life of the student, but also develop a systematic work in the classroom, starting from a sequence of significant activities that will result in linguistic awareness and autonomy of the cultured language.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Dias, Cláudia
author_sort Dias, Cláudia
title Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
title_short Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
title_full Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
title_fullStr Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
title_full_unstemmed Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
title_sort como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation DIAS, Cláudia. Como a oralidade desperta o protagonismo dentro da sala de aula. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18910
_version_ 1760451796958969856
score 10,966579