Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social

The present research affirms that the literary text constitutes a crucial part in the construction of knowledge and in the humanization of the student-reader seen as a critical-reflective citizen and active in the society of which he / she is a part. During the period of schooling, the literature sh...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Flávia Regina dos Santos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18914
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18914
recordtype dspace
spelling riut-1-189142020-11-23T13:42:30Z Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social Literature and pedagogical practice: ways to build a social conscience Lima, Flávia Regina dos Santos Souza, Maurini de Souza, Maurini de Sales, Cristiano de Nascimento, Naiara de Almeida Conhecimento e aprendizagem Leitores - Reação crítica Literatura Língua portuguesa Knowledge and learning Reader-response criticism Literature Portuguese language CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present research affirms that the literary text constitutes a crucial part in the construction of knowledge and in the humanization of the student-reader seen as a critical-reflective citizen and active in the society of which he / she is a part. During the period of schooling, the literature should be presented to the student reader as a means of accomplishment and pleasurable provocation in the construction of new knowledge. Thus, in this work, the use of studies considered by authors, in this line of research, will serve as a theoretical support for the scientific basis, since the general objective is, based on the analysis, especially of texts by Antonio Candido (1999; 2006; 2011), reflect the contribution of literature in the construction of knowledge and the humanization of students. Therefore, from this assessment, a parallel is made with the current situation of society with regard to the importance of literary texts in the construction of student-citizen reader. In this reflection, three short stories from the Brazilian literature will also be used that were chosen from their context and their narrative: ‘Passeio Noturno’ [Part I] from Rubem Fonseca (1975), ‘Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade’ from Moacyr Scliar (1968) and ‘Natal na barca’ from Lygia Fagundes Telles (1971); since, these portray situations of the daily life of the present society. To conclude, problematic situations involving the school as an institution responsible for the development of the student-reader were raised, and the teachers - particularly those of the Portuguese Language - were essential in the process of humanization and construction of this student-reader's knowledge. A presente pesquisa afirma que o texto literário constitui-se parte crucial na construção de conhecimentos e na humanização do aluno-leitor visto como cidadão crítico-reflexivo e atuante na sociedade da qual faz parte. Durante o período de escolarização, a literatura deve ser apresentada ao aluno-leitor como meio de realização e provocação prazerosa na construção de novos conhecimentos. Desta forma, neste trabalho, o uso de estudos de considerados autores, nessa linha de pesquisa, servirá como suporte teórico para o embasamento científico, visto que, o objetivo geral é, a partir da análise, em especial, de textos de Antonio Candido (1999; 2006; 2011), refletir a contribuição da literatura na construção dos conhecimentos e na humanização discente. Logo, a partir desta apreciação, faz-se um paralelo com a situação atual da sociedade com relação à importância dos textos literários na construção do aluno-leitor cidadão. Nesta reflexão, também serão utilizados três contos da literatura brasileira que foram escolhidos a partir do seu contexto e de sua narrativa: ‘Passeio Noturno’ [Parte I] de Rubem Fonseca (1975), ‘Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade’ de Moacyr Scliar (1968) e ‘Natal na barca’ de Lygia Fagundes Telles (1971); posto que, estes retratam situações do cotidiano da sociedade atual. Para concluir, levantaram-se situações-problema que envolvem a escola enquanto instituição responsável pelo desenvolvimento do aluno-leitor, sendo os professores - em particular, os de Língua Portuguesa - imprescindíveis no processo de humanização e construção de conhecimentos deste aluno-leitor. 2020-11-23T13:42:29Z 2020-11-23T13:42:29Z 2018-08-25 specializationThesis LIMA. Flávia Regina dos Santos. Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18914 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Conhecimento e aprendizagem
Leitores - Reação crítica
Literatura
Língua portuguesa
Knowledge and learning
Reader-response criticism
Literature
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Conhecimento e aprendizagem
Leitores - Reação crítica
Literatura
Língua portuguesa
Knowledge and learning
Reader-response criticism
Literature
Portuguese language
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Lima, Flávia Regina dos Santos
Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
description The present research affirms that the literary text constitutes a crucial part in the construction of knowledge and in the humanization of the student-reader seen as a critical-reflective citizen and active in the society of which he / she is a part. During the period of schooling, the literature should be presented to the student reader as a means of accomplishment and pleasurable provocation in the construction of new knowledge. Thus, in this work, the use of studies considered by authors, in this line of research, will serve as a theoretical support for the scientific basis, since the general objective is, based on the analysis, especially of texts by Antonio Candido (1999; 2006; 2011), reflect the contribution of literature in the construction of knowledge and the humanization of students. Therefore, from this assessment, a parallel is made with the current situation of society with regard to the importance of literary texts in the construction of student-citizen reader. In this reflection, three short stories from the Brazilian literature will also be used that were chosen from their context and their narrative: ‘Passeio Noturno’ [Part I] from Rubem Fonseca (1975), ‘Nós, o pistoleiro, não devemos ter piedade’ from Moacyr Scliar (1968) and ‘Natal na barca’ from Lygia Fagundes Telles (1971); since, these portray situations of the daily life of the present society. To conclude, problematic situations involving the school as an institution responsible for the development of the student-reader were raised, and the teachers - particularly those of the Portuguese Language - were essential in the process of humanization and construction of this student-reader's knowledge.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lima, Flávia Regina dos Santos
author_sort Lima, Flávia Regina dos Santos
title Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
title_short Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
title_full Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
title_fullStr Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
title_full_unstemmed Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
title_sort literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LIMA. Flávia Regina dos Santos. Literatura e prática pedagógica: caminhos para a construção de uma consciência social. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18914
_version_ 1760453183417614336
score 10,966579