A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema

Esta pesquisa tiene objetivo proponer una investigación y comprovar las contribuiciones de la Secuencia Didactica como forma de trabajo con la lectura y escrita del géneros discursivo “poema”. Delante de la necesidad en classe, esta pesquisa describe los procedimientos realizados con los alumnos...

ver descrição completa

Autor principal: Chiosini, Jaqueline da Costa Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18933
recordtype dspace
spelling riut-1-189332020-11-23T13:43:21Z A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema La contribución de la Secuencia Didáctica en el desarrollo de la lectura y escritura del género poema Chiosini, Jaqueline da Costa Silva Cantarin, Márcio Matiassi Cantarin, Márcio Matiassi Franz, Marcelo Almeida, Rogério Caetano Leitura - Estudo e ensino Poesia Análise do discurso Escrita Reading - Study and teaching Poetry Discourse analysis Writing CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA Esta pesquisa tiene objetivo proponer una investigación y comprovar las contribuiciones de la Secuencia Didactica como forma de trabajo con la lectura y escrita del géneros discursivo “poema”. Delante de la necesidad en classe, esta pesquisa describe los procedimientos realizados con los alumnos de 1ª de Ensino Médio de la rede municipal de Barueri. La pesquisa ha sido fundamentada en el concepto bakhtiniano de géneros de discurso y la propuesta de la Secuencia Didactica de Dolz, Noverraz y Schneuwly entre otros. Fue utilizado recolección de datos, opiniones, testimonios, vídeo grabaciones. La análisis de datos es un procedimento muy importante en la formación del lector, pues através de ela es posible identificar las dificultades de los alumnos en el processo de lectura y escrita del género discursivo. La Secuencia Didactica puede ser un método efectivo para que los professores utilicen en clase, puesto que, hubo cambios positivos en el proceso de escrita y lectura de los alumnos del Ensino Médio. Con esa metodologia, se espera que pueda reflexionar sobre el ensino del género discursivo en el desarrollo de la escrita y lectura en clase. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma investigação e verificar as contribuições da Sequência Didática como recurso de trabalho na leitura e escrita do gênero discursivo poema. Diante da necessidade identificada em sala de aula, no trabalho são descritos os procedimentos realizados com alunos da 1ª série do Ensino Médio da rede municipal de Barueri. A pesquisa foi fundamentada no conceito bakhtiniano de gêneros de discurso e a proposta de Sequência Didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly entre outros. Foram utilizados coletada de dados, opiniões, depoimentos, videogravações. A análise de dados é um procedimento muito importante na formação do leitor, pois, por mio dela é disponível identificar as dificuldades dos alunos no processo de leitura e escrita do gênero discursivo. A Sequência Didática pode ser um método eficiente para que os professores utilizem em sala de aula, visto que, houve mudanças positivas no processo de escrita e leitura dos alunos do Ensino Médio. Com essa metodologia, espera que possa ter uma reflexão no ensino de gênero discursivo no desenvolvimento da escrita e leitura em sala de aula. 2020-11-23T13:43:21Z 2020-11-23T13:43:21Z 2018-08-11 specializationThesis CHIOSINI, Jaqueline da Costa Silva. A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura - Estudo e ensino
Poesia
Análise do discurso
Escrita
Reading - Study and teaching
Poetry
Discourse analysis
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
spellingShingle Leitura - Estudo e ensino
Poesia
Análise do discurso
Escrita
Reading - Study and teaching
Poetry
Discourse analysis
Writing
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Chiosini, Jaqueline da Costa Silva
A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
description Esta pesquisa tiene objetivo proponer una investigación y comprovar las contribuiciones de la Secuencia Didactica como forma de trabajo con la lectura y escrita del géneros discursivo “poema”. Delante de la necesidad en classe, esta pesquisa describe los procedimientos realizados con los alumnos de 1ª de Ensino Médio de la rede municipal de Barueri. La pesquisa ha sido fundamentada en el concepto bakhtiniano de géneros de discurso y la propuesta de la Secuencia Didactica de Dolz, Noverraz y Schneuwly entre otros. Fue utilizado recolección de datos, opiniones, testimonios, vídeo grabaciones. La análisis de datos es un procedimento muy importante en la formación del lector, pues através de ela es posible identificar las dificultades de los alumnos en el processo de lectura y escrita del género discursivo. La Secuencia Didactica puede ser un método efectivo para que los professores utilicen en clase, puesto que, hubo cambios positivos en el proceso de escrita y lectura de los alumnos del Ensino Médio. Con esa metodologia, se espera que pueda reflexionar sobre el ensino del género discursivo en el desarrollo de la escrita y lectura en clase.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Chiosini, Jaqueline da Costa Silva
author_sort Chiosini, Jaqueline da Costa Silva
title A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
title_short A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
title_full A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
title_fullStr A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
title_full_unstemmed A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
title_sort contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CHIOSINI, Jaqueline da Costa Silva. A contribuição da sequência didática no desenvolvimento da leitura e escrita do gênero poema. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18933
_version_ 1805296838072336384
score 10,814766