Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática

This research aims to propose a basic sequence through a thematic approach in secondary education, in order to promote literary literacy. In order to do this, this study presents: bibliographic research on literature teaching in high school, literary literacy and readers formation in high school; an...

ver descrição completa

Autor principal: Machado, Veronica Pasqualin
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18955
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18955
recordtype dspace
spelling riut-1-189552020-11-23T13:44:29Z Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática Machado, Veronica Pasqualin Cantarin, Márcio Matiassi Cantarin, Márcio Matiassi Nascentes, Zama Caixeta Souza, Maurini de Literatura - Estudo e ensino Leitores Letramento Literature - Study and teaching Reader Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES This research aims to propose a basic sequence through a thematic approach in secondary education, in order to promote literary literacy. In order to do this, this study presents: bibliographic research on literature teaching in high school, literary literacy and readers formation in high school; analysis of a Portuguese language and literature program and from a public high school and an excerpt from a textbook of the National Textbook Program; proposal of a basic sequence based on the methodology created by Cosson (2009). The analyzes showed that a historical approach still prevails and is guided by a historical approach that is not contextualized, which fails to promote literary literacy. The basic sequence is guided by the theme "Violence against the child" and by the book "O abraço" by Lygia Bojunga. The study intends to contribute to the maintenance of Literature in high school curricula, the reflection on teaching practices at this level, the continuing education of Portuguese Language and Literature teachers and the motivation to promote literary literacy in high school. Esta pesquisa tem o objetivo de propor uma sequência básica via uma abordagem temática no ensino médio, a fim de se promover o letramento literário. Para isso, o trabalho apresenta: pesquisa bibliográfica sobre ensino de literatura no ensino médio, o letramento literário e a formação de leitores no ensino médio; análise de um programa de língua portuguesa e literatura de uma escola pública de ensino médio e de um excerto de um livro didático do Programa Nacional do Livro Didático; proposta de sequência básica a partir da metodologia criada por Cosson (2009). As análises evidenciaram que ainda prevalece um ensino de abordagem histórica é norteado por uma abordagem histórica descontextualizada, que falha em promover o letramento literário. A sequência didática criada é norteada pelo tema “Violência contra a criança” e pela obra “O abraço”, de Lygia Bojunga. Com o estudo, espera-se contribuir para a manutenção da disciplina de Literatura nos currículos do ensino médio, a reflexão constante a respeito das práticas docentes nesse nível, a formação continuada de professores de Língua Portuguesa e Literatura e a motivação para se promover um letramento literário no ensino médio. 2020-11-23T13:44:29Z 2020-11-23T13:44:29Z 2018-09-01 specializationThesis MACHADO, Veronica Pasqualin. Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18955 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura - Estudo e ensino
Leitores
Letramento
Literature - Study and teaching
Reader
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Literatura - Estudo e ensino
Leitores
Letramento
Literature - Study and teaching
Reader
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Machado, Veronica Pasqualin
Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
description This research aims to propose a basic sequence through a thematic approach in secondary education, in order to promote literary literacy. In order to do this, this study presents: bibliographic research on literature teaching in high school, literary literacy and readers formation in high school; analysis of a Portuguese language and literature program and from a public high school and an excerpt from a textbook of the National Textbook Program; proposal of a basic sequence based on the methodology created by Cosson (2009). The analyzes showed that a historical approach still prevails and is guided by a historical approach that is not contextualized, which fails to promote literary literacy. The basic sequence is guided by the theme "Violence against the child" and by the book "O abraço" by Lygia Bojunga. The study intends to contribute to the maintenance of Literature in high school curricula, the reflection on teaching practices at this level, the continuing education of Portuguese Language and Literature teachers and the motivation to promote literary literacy in high school.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Machado, Veronica Pasqualin
author_sort Machado, Veronica Pasqualin
title Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
title_short Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
title_full Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
title_fullStr Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
title_full_unstemmed Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
title_sort ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MACHADO, Veronica Pasqualin. Ensino de literatura no ensino médio: uma proposta de letramento literário via abordagem temática. 2018. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18955
_version_ 1805304092952625152
score 10,814766