Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem
Acompanha: Formação de professores para inclusão: planejamento de atividades pedagógicas a partir dos princípios do desenho universal para a aprendizagem
Autor principal: | Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1910 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-1910 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-19102016-12-19T05:01:14Z Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem Inclusive formation with Pedagogy undergraduated students: pedagogical actions based on the universal design for learning Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Rosa, Vanderley Flor da http://lattes.cnpq.br/6530357704064110 Rosa, Vanderley Flor da Oliveira, Jáima Pinheiro de Dutra, Alessandra Professores - Formação Educação inclusiva Prática de ensino Desenho universal Aprendizagem Teachers, Training of Inclusive education Student teaching Universal design Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Acompanha: Formação de professores para inclusão: planejamento de atividades pedagógicas a partir dos princípios do desenho universal para a aprendizagem Teacher´s formation and the organization of learning have taken a relevant role in educational policies, in relation to the necessity of inclusive pedagogical practices. From this theme, a formative teaching action was produced – Teaching Unity (educational product) - focusing on the teacher‟s formation for inclusion regarding the pedagogical planning activities based on the Universal Design for Learning Principles. Thus, the main question of investigation is: in which manner can the teaching action, as a formative strategy of teachers for inclusion in the Pedagogy course, contribute to the pedagogical planning activities subsidized by the Universal Design for Learning? To answer this question, the main objective is interpreting the contributions emerged from the application of this Teaching Unity in an extension course with 40 undergraduated students of a Pedagogy course, through the field research in the collaborative modality, as the methodology. The specific objectives are: identifying the assumptions of the learning organization for inclusion, analyzing the initial teacher‟s formation for inclusion in the educational public policy, presenting the principles of the Universal Design for Learning from the identification of the theoretical and practical subsidies about the learning organization in the inclusive education, and pointing out and analysing the results of the application of the educational product – the Teaching Unity – as a teaching activity for the formation action. The research methodology adopts the field research in the collaborative modality. The collected data were analysed in four episodes – (i) Teaching Unity: formative process analysis, (ii) The WebQuest and the Podcast as evaluative and pedagogical resources of the course, (iii) Analysis of the lesson plans and (iv) Analysis of the extension course from the professor /undergraduated student and undergraduated student/professor sustained by four unities of analysis: the content, the ways of educative action, the use of teaching tools and the organization of learning spaces. Among the results, it is highlighted that the participants were involved during the collaborative propose of formation, they also appropriated the content of the course, made a lesson plan using the Universal Design for Learning Principles, and identified a pedagogical-teaching changing to plan in an inclusive perspective. It is offered, from this formative teaching action, a contribution to the field of teacher‟s formation for educational inclusion, by the organization of the pedagogical activities based on the Universal Design for Learning Principles. A formação de professores e a organização do ensino têm assumido papel relevante nas políticas educacionais quanto à necessidade de práticas pedagógicas inclusivas. Diante dessa temática, foi elaborada e aplicada uma ação didática formativa - Unidade Didática (produto educacional) - voltada à formação de professores para inclusão no que tange ao planejamento de atividades pedagógicas com base nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. Dessa forma, tem-se como questão principal de investigação: De que maneira a ação didática, como estratégia formativa de docentes para inclusão na licenciatura em Pedagogia, pode contribuir no planejamento de atividades pedagógicas subsidiadas pelos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem? Para responder a essa questão, tem-se como objetivo geral interpretar as contribuições advindas da aplicação dessa Unidade Didática em um curso de extensão com 40 licenciandas de um curso de Pedagogia. Elenca como objetivos específicos: identificar os pressupostos da organização do ensino para inclusão, analisar a formação inicial de professores para inclusão na política pública educacional, apresentar os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem a partir da identificação dos subsídios teóricos e práticos sobre a organização do ensino na educação inclusiva, apresentar e analisar os resultados da aplicação do produto educacional - a Unidade Didática - como atividade de ensino para a ação formadora. Como metodologia de pesquisa adota a pesquisa de campo na modalidade colaborativa. Os dados coletados foram organizados em quatro episódios - (i) Unidade Didática: análise do processo formativo, (ii) A WebQuest e o Podcast como recursos pedagógicos e avaliativos do curso, (iii) Análise dos planos de aula e, (iv) Análise do curso de extensão a partir do olhar do formador/formando e formando/formador - amparados por quatro unidades de análise: o conteúdo, os modos de ação educativa, o uso de ferramentas didáticas e a organização dos espaços de aprendizagem. Dentre os resultados destaca-se que as participantes se envolveram durante a proposta colaborativa de formação, apropriaram-se do conteúdo do curso, elaboraram um plano de aula com base nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem e identificaram uma mudança didático-pedagógica ao planejar na perspectiva inclusiva. Oferece-se, por meio dessa ação didática formativa, uma contribuição ao campo da formação docente para inclusão educacional, a partir da organização das atividades pedagógicas baseadas nos Princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem. 2016-12-19T01:36:47Z 2018-01-01 2016-12-19T01:36:47Z 2016-09-01 masterThesis PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem. 2016. 430 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1910 por embargoedAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Professores - Formação Educação inclusiva Prática de ensino Desenho universal Aprendizagem Teachers, Training of Inclusive education Student teaching Universal design Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Professores - Formação Educação inclusiva Prática de ensino Desenho universal Aprendizagem Teachers, Training of Inclusive education Student teaching Universal design Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Prais, Jacqueline Lidiane de Souza Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
description |
Acompanha: Formação de professores para inclusão: planejamento de atividades pedagógicas a partir dos princípios do desenho universal para a aprendizagem |
format |
Dissertação |
author |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
author_sort |
Prais, Jacqueline Lidiane de Souza |
title |
Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
title_short |
Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
title_full |
Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
title_fullStr |
Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
title_sort |
formação inclusiva com licenciandas em pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2016 |
citation |
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Formação inclusiva com licenciandas em Pedagogia: ações pedagógicas baseadas no desenho universal para a aprendizagem. 2016. 430 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1910 |
_version_ |
1805317866838294528 |
score |
10,814766 |