Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and...
Autor principal: | Oliveira, Elaine Cristina de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-19645 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-196452020-11-23T20:21:27Z Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental Contribution of intuitive programming in the early years of elementary school Oliveira, Elaine Cristina de Motta, Marcelo Souza Motta, Marcelo Souza Rocha, Flávia Sucheck Mateus da Nesi, Taniele Loss Intuição Programação (Computadores) Scratch (Linguagem de programação de computador) Linguagem de programação (Computadores) Intuition Computer programming Scratch (Computer program language) Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content. Este trabalho apresenta uma proposta de estratégias de uso da programação intuitiva por meio de blocos de comandos no cotidiano escolar aos educadores e suas contribuições nas práticas pedagógicas. Analisando a contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma abordagem motivadora e criativa. Pensando nisso, este trabalho tratou de inserção da linguagem de programação para crianças de 10 a 11 anos usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, como o uso das tecnologias digitais vindo a colaborar com atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo curricular. 2020-11-23T20:21:27Z 2020-11-23T20:21:27Z 2019-09-11 specializationThesis OLIVEIRA, Elaine Cristina de. Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Intuição Programação (Computadores) Scratch (Linguagem de programação de computador) Linguagem de programação (Computadores) Intuition Computer programming Scratch (Computer program language) Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
spellingShingle |
Intuição Programação (Computadores) Scratch (Linguagem de programação de computador) Linguagem de programação (Computadores) Intuition Computer programming Scratch (Computer program language) Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Oliveira, Elaine Cristina de Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
description |
This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Oliveira, Elaine Cristina de |
author_sort |
Oliveira, Elaine Cristina de |
title |
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_short |
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
OLIVEIRA, Elaine Cristina de. Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645 |
_version_ |
1805325642630168576 |
score |
10,814766 |