Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental

This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Elaine Cristina de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19645
recordtype dspace
spelling riut-1-196452020-11-23T20:21:27Z Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental Contribution of intuitive programming in the early years of elementary school Oliveira, Elaine Cristina de Motta, Marcelo Souza Motta, Marcelo Souza Rocha, Flávia Sucheck Mateus da Nesi, Taniele Loss Intuição Programação (Computadores) Scratch (Linguagem de programação de computador) Linguagem de programação (Computadores) Intuition Computer programming Scratch (Computer program language) Programming languages (Electronic computers) CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content. Este trabalho apresenta uma proposta de estratégias de uso da programação intuitiva por meio de blocos de comandos no cotidiano escolar aos educadores e suas contribuições nas práticas pedagógicas. Analisando a contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma abordagem motivadora e criativa. Pensando nisso, este trabalho tratou de inserção da linguagem de programação para crianças de 10 a 11 anos usando como ferramenta de programação o ambiente Scratch. Essas atividades podem ser aplicadas em um contexto formal de ensino, como o uso das tecnologias digitais vindo a colaborar com atividades interdisciplinares envolvendo o conteúdo curricular. 2020-11-23T20:21:27Z 2020-11-23T20:21:27Z 2019-09-11 specializationThesis OLIVEIRA, Elaine Cristina de. Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Intuição
Programação (Computadores)
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Linguagem de programação (Computadores)
Intuition
Computer programming
Scratch (Computer program language)
Programming languages (Electronic computers)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Intuição
Programação (Computadores)
Scratch (Linguagem de programação de computador)
Linguagem de programação (Computadores)
Intuition
Computer programming
Scratch (Computer program language)
Programming languages (Electronic computers)
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Oliveira, Elaine Cristina de
Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
description This paper presents a proposal of strategies for the use of intuitive programming by means of command blocks in daily school to educators and their contributions in pedagogical practices. Analyzing the contribution of intuitive programming in the early years of elementary school in a motivating and creative approach. Thinking about it, this work dealt with the insertion of the programming language for children from 10 to 11 years using as programming tool the environment Scratch. These activities can be applied in a formal teaching context, such as the use of digital technologies collaborating with interdisciplinary activities involving the curricular content.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Elaine Cristina de
author_sort Oliveira, Elaine Cristina de
title Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
title_short Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Elaine Cristina de. Contribuição da programação intuitiva nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19645
_version_ 1805325642630168576
score 10,814766