Categorias sociais de a Ópera do malandro
Este trabalho apresenta uma abordagem exploratória em uma interpretação de algumas canções de Chico Buarque presentes na peça Ópera do Malandro, dissociando os personagens existentes nas canções aos personagens da peça teatral [seguindo a proposta teórica de Bertolt Brecht (1978), sobre a relação en...
Autor principal: | Thomaz, Anderson Luis |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19725 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
Este trabalho apresenta uma abordagem exploratória em uma interpretação de algumas canções de Chico Buarque presentes na peça Ópera do Malandro, dissociando os personagens existentes nas canções aos personagens da peça teatral [seguindo a proposta teórica de Bertolt Brecht (1978), sobre a relação entre o teatro e a música que participa do evento teatral como uma arte a parte] e relacionando-os a categorias sociais existentes no Brasil da década de 1970, ano em que a peça foi escrita. Procuramos demonstrar, a partir dos exemplos musicais propostos, que Chico Buarque fez da relação tensa entre ser e tempo em plena vigência do regime ditador no Brasil, a base de sua matéria poética, imprimindo um sentido político-social original para a sua obra musical, indo além dos limites da canção de protesto tradicional. |
---|