A relevância do celular no ambiente escolar

The present study presents a questionnaire survey about the use of mobile phones in a school in the city of Londrina-Pr, considering the circumstances of use and the posture of students and teachers regarding the subject. It also discusses the importance of working with mobile technologies in teachi...

ver descrição completa

Autor principal: Martins, Daiane Aparecida
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20295
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20295
recordtype dspace
spelling riut-1-202952020-11-24T13:11:22Z A relevância do celular no ambiente escolar The relevance of the cell phone in the school environment Martins, Daiane Aparecida Barbeta, Claudia de Faria Barbeta, Claudia de Faria Santos, Givan José Ferreira dos Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Ensino - Meios auxiliares Sistemas de comunicação móvel Telefone celular Política pública Teaching - Aids and devices Mobile communication systems Cell phones Public policy CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The present study presents a questionnaire survey about the use of mobile phones in a school in the city of Londrina-Pr, considering the circumstances of use and the posture of students and teachers regarding the subject. It also discusses the importance of working with mobile technologies in teaching learning processes, as well as the relevance of hybrid teaching, active methodologies and public investment policies in infrastructure and teacher training so that there is a contextualized teaching to the reality of the student. At the end of the course, a comparative analysis of the questionnaires of students and teachers is carried out, considering the ideas proposed by the authors in question. O presente estudo apresenta um levantamento, por meio de questionários, acerca do uso de aparelhos de celular em uma escola da cidade de Londrina-Pr, levando-se em consideração as circunstâncias do uso e a postura dos alunos e professores em relação ao assunto. Aborda também a importância do trabalho com as tecnologias móveis nos processos de ensino aprendizagem, bem como a relevância do ensino híbrido, das metodologias ativas e das políticas públicas de investimento em infraestrutura e formação de professores para que haja um ensino contextualizado à realidade do discente. Em sua finalização é feita uma análise comparativa dos questionários dos alunos e professores, levando-se em consideração as ideias propostas pelos autores em referência. 2020-11-24T13:11:22Z 2020-11-24T13:11:22Z 2017-06-15 specializationThesis MARTINS, Daiane Aparecida. A relevância do celular no ambiente escolar. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20295 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Ensino e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Sistemas de comunicação móvel
Telefone celular
Política pública
Teaching - Aids and devices
Mobile communication systems
Cell phones
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Sistemas de comunicação móvel
Telefone celular
Política pública
Teaching - Aids and devices
Mobile communication systems
Cell phones
Public policy
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Martins, Daiane Aparecida
A relevância do celular no ambiente escolar
description The present study presents a questionnaire survey about the use of mobile phones in a school in the city of Londrina-Pr, considering the circumstances of use and the posture of students and teachers regarding the subject. It also discusses the importance of working with mobile technologies in teaching learning processes, as well as the relevance of hybrid teaching, active methodologies and public investment policies in infrastructure and teacher training so that there is a contextualized teaching to the reality of the student. At the end of the course, a comparative analysis of the questionnaires of students and teachers is carried out, considering the ideas proposed by the authors in question.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Martins, Daiane Aparecida
author_sort Martins, Daiane Aparecida
title A relevância do celular no ambiente escolar
title_short A relevância do celular no ambiente escolar
title_full A relevância do celular no ambiente escolar
title_fullStr A relevância do celular no ambiente escolar
title_full_unstemmed A relevância do celular no ambiente escolar
title_sort relevância do celular no ambiente escolar
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MARTINS, Daiane Aparecida. A relevância do celular no ambiente escolar. 2017. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20295
_version_ 1805305928735522816
score 10,814766