Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning

Society`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the...

ver descrição completa

Autor principal: Bernardi, Cintia Melo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20314
recordtype dspace
spelling riut-1-203142020-11-24T13:11:45Z Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning Chemistry teaching and learning: a research about the pedagogical practice in mobile learning perspective Bernardi, Cintia Melo Barbeta, Claudia de Faria Barbeta, Claudia de Faria Figueiredo, Marcia Camilo Charalo, Gabriela Comar Química - Estudo e ensino Prática de ensino Sistemas de comunicação móvel Chemistry - Study and teaching Student teaching Mobile communication systems CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL Society`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the improvement of their educational practice, analyzing their didactic and pedagogical concepts and seeking na adaptation to the current moment. Thus, observing the increased use and familiarity of students with the Mobile Technologies Wireless comes the desire to investigate the potential of these technologies, particularly tablets and smartphones as tools for teaching and learning process in chemistry, more specifically in about the Periodic Table, in the context of students in the 9th grade of elementary school. Therefore, the present study has a purpose of stimulate students to Know the periodic table and the chemical elements that students interviewed said unanimously that these resources are extremely important because in addition to learning content in a fun and interactive way, it becomes more interesting and students feel more enthusiastic about the discipline and studies in itself. O avanço tecnológico na sociedade, especialmente relacionado às ciências, às tecnologias na educação e suas metodologias de ensino, levam-nos a repensar o processo pedagógico, principalmente seus efeitos no aprendizado dos alunos. Esse cenário tem incentivado os educadores a reverem suas ações e o seu papel no aprimoramento da sua prática educativa, analisando seus conceitos didático-pedagógicos e buscando uma adequação pedagógica ao atual momento. Desse modo, ao observar o crescente uso e familiaridade dos alunos com as Tecnologias Móveis Sem Fio surge o desejo de investigar o potencial dessas tecnologias, em especial tablets e smartphones como ferramentas para o processo ensino e aprendizagem em Química, mais especificamente no que diz respeito à Tabela Periódica, no contexto dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Portanto, o presente trabalho buscou estimular os alunos a conhecerem a tabela periódica e os elementos químicos que a compõem através de um aplicativo para smartphones e tablets. Nesse sentido, todos os alunos entrevistados afirmaram de forma unânime que esses recursos são extremamente importantes, pois além de aprender o conteúdo de uma maneira divertida, interativa ele se torna mais interessante e os alunos se sentem mais entusiasmados com a disciplina e com os estudos em si. 2020-11-24T13:11:45Z 2020-11-24T13:11:45Z 2016-10-15 specializationThesis BERNARDI, Cintia Melo. Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Ensino e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
Sistemas de comunicação móvel
Chemistry - Study and teaching
Student teaching
Mobile communication systems
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Química - Estudo e ensino
Prática de ensino
Sistemas de comunicação móvel
Chemistry - Study and teaching
Student teaching
Mobile communication systems
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Bernardi, Cintia Melo
Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
description Society`s techonological advances, especially related to the sciences, education technologies and their teaching methodologies, lead us to rethink the educational process, especially its effects on student learning. This scenario has encouraged educators to review their actions and their role in the improvement of their educational practice, analyzing their didactic and pedagogical concepts and seeking na adaptation to the current moment. Thus, observing the increased use and familiarity of students with the Mobile Technologies Wireless comes the desire to investigate the potential of these technologies, particularly tablets and smartphones as tools for teaching and learning process in chemistry, more specifically in about the Periodic Table, in the context of students in the 9th grade of elementary school. Therefore, the present study has a purpose of stimulate students to Know the periodic table and the chemical elements that students interviewed said unanimously that these resources are extremely important because in addition to learning content in a fun and interactive way, it becomes more interesting and students feel more enthusiastic about the discipline and studies in itself.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Bernardi, Cintia Melo
author_sort Bernardi, Cintia Melo
title Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
title_short Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
title_full Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
title_fullStr Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
title_full_unstemmed Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
title_sort ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BERNARDI, Cintia Melo. Ensino e aprendizagem de química: uma investigação sobre a prática pedagógica na perspectiva do mobile learning. 2016. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20314
_version_ 1805312634028818432
score 10,814766