Reflexão acerca da discalculia

A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de discalculia, seus sintomas e as diferentes formas de intervenção no contexto de sala de aula. O tema foi escolhido em função das constantes dificuldades que alunos apresentam com relação a aprendizagem da Matemática e da necessidade...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Eraldo Reimao
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20543
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de discalculia, seus sintomas e as diferentes formas de intervenção no contexto de sala de aula. O tema foi escolhido em função das constantes dificuldades que alunos apresentam com relação a aprendizagem da Matemática e da necessidade de se elencar estratégias que auxiliem o trabalho do professor no âmbito escolar e, sobretudo, em sala de aula. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo de cunho bibliográfico no qual foram elencadas as contribuições da literatura e de pesquisadores acerca do tema, resgatando, primeiramente, o conceito de discalculia, seus sintomas e o processo de avaliação e diagnóstico. Por último foram relatadas, da mesma forma, implicações para a prática docente no trabalho com alunos com discalculia por meio de estratégias de intervenção pedagógica.