Reflexão acerca da discalculia

A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de discalculia, seus sintomas e as diferentes formas de intervenção no contexto de sala de aula. O tema foi escolhido em função das constantes dificuldades que alunos apresentam com relação a aprendizagem da Matemática e da necessidade...

ver descrição completa

Autor principal: Melo, Eraldo Reimao
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20543
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20543
recordtype dspace
spelling riut-1-205432020-11-24T14:01:46Z Reflexão acerca da discalculia Melo, Eraldo Reimao Almeida, Shiderlene Vieira de Almeida, Shiderlene Vieira de Almeida, Shiderlene Vieira de Almeida, Shiderlene Vieira de Capacidade de aprendizagem Distúrbios da aprendizagem Matemática Learning ability Learning disabilities Mathematics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de discalculia, seus sintomas e as diferentes formas de intervenção no contexto de sala de aula. O tema foi escolhido em função das constantes dificuldades que alunos apresentam com relação a aprendizagem da Matemática e da necessidade de se elencar estratégias que auxiliem o trabalho do professor no âmbito escolar e, sobretudo, em sala de aula. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo de cunho bibliográfico no qual foram elencadas as contribuições da literatura e de pesquisadores acerca do tema, resgatando, primeiramente, o conceito de discalculia, seus sintomas e o processo de avaliação e diagnóstico. Por último foram relatadas, da mesma forma, implicações para a prática docente no trabalho com alunos com discalculia por meio de estratégias de intervenção pedagógica. 2020-11-24T14:01:46Z 2020-11-24T14:01:46Z 2015-12-11 specializationThesis MELO, Eraldo Reimao. Reflexões acerca da discalculia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20543 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Capacidade de aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem
Matemática
Learning ability
Learning disabilities
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Capacidade de aprendizagem
Distúrbios da aprendizagem
Matemática
Learning ability
Learning disabilities
Mathematics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Melo, Eraldo Reimao
Reflexão acerca da discalculia
description A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de discalculia, seus sintomas e as diferentes formas de intervenção no contexto de sala de aula. O tema foi escolhido em função das constantes dificuldades que alunos apresentam com relação a aprendizagem da Matemática e da necessidade de se elencar estratégias que auxiliem o trabalho do professor no âmbito escolar e, sobretudo, em sala de aula. Neste sentido, foi desenvolvido um estudo de cunho bibliográfico no qual foram elencadas as contribuições da literatura e de pesquisadores acerca do tema, resgatando, primeiramente, o conceito de discalculia, seus sintomas e o processo de avaliação e diagnóstico. Por último foram relatadas, da mesma forma, implicações para a prática docente no trabalho com alunos com discalculia por meio de estratégias de intervenção pedagógica.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Melo, Eraldo Reimao
author_sort Melo, Eraldo Reimao
title Reflexão acerca da discalculia
title_short Reflexão acerca da discalculia
title_full Reflexão acerca da discalculia
title_fullStr Reflexão acerca da discalculia
title_full_unstemmed Reflexão acerca da discalculia
title_sort reflexão acerca da discalculia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MELO, Eraldo Reimao. Reflexões acerca da discalculia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20543
_version_ 1805317890624192512
score 10,814766