Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades

This paper is a literature review that aims to discuss how physical education contributes to developing the potential of individuals with Autism. Autism being chosen as the theme because it is a deficiency at the same time complex and thought provoking, while becoming a challenge for professionals s...

ver descrição completa

Autor principal: Farinha, Ana Paula Vidotto
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20715
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20715
recordtype dspace
spelling riut-1-207152020-11-24T14:10:27Z Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades Farinha, Ana Paula Vidotto Bortoli, Marlene Magnoni Educação especial Autismo Educação física Special education Autism Physical education and training Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper is a literature review that aims to discuss how physical education contributes to developing the potential of individuals with Autism. Autism being chosen as the theme because it is a deficiency at the same time complex and thought provoking, while becoming a challenge for professionals seeking opportunities for teaching and learning in diverse methods and theories. It was intended to show through literature the fundamental role of physical education for autistic people and that physical activity is one of the most important to calm the autistic nature of factors, making them more sociable and independent. Through games and play the autistic becomes part of a group and do not live isolated from the world. Autistic develops a set of atypical behavior being prevented from developing in general, based on the information collected, this study demonstrates the benefits of physical education in the development of autistic individuals and concludes that physical activity is an effective measure that contributes positively in interaction with autism social environment. Este trabalho trata de uma revisão de literatura que tem por objetivo discutir como a Educação Física contribui para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo com Autismo. Sendo o autismo escolhido como tema por se tratar de uma deficiência ao mesmo tempo complexa e instigante, ao passo de tornar-se um desafio para os profissionais que buscam possibilidades de ensino aprendizagem em diversificados métodos e teorias. Pretendeu-se mostrar através da pesquisa bibliográfica o papel fundamental da Educação Física para pessoas autistas e que a atividade física é um dos fatores mais importantes para acalmar a natureza dos autistas, tornando-os mais sociáveis e independentes. Através dos jogos e brincadeiras o autista passa a fazer parte de um grupo e não vive isolado do mundo. O autista desenvolve um conjunto de comportamentos atípicos sendo impedido de desenvolver-se de forma geral, baseado nas informações coletadas, este estudo, apresenta os benefícios da educação física no desenvolvimento dos indivíduos autistas e conclui que a atividade física é uma medida eficaz que contribui positivamente na interação do autista com o seu meio social. 2020-11-24T14:10:27Z 2020-11-24T14:10:27Z 2014-11-01 specializationThesis FARINHA, Ana Paula Vidotto. Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20715 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação especial
Autismo
Educação física
Special education
Autism
Physical education and training
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Educação especial
Autismo
Educação física
Special education
Autism
Physical education and training
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Farinha, Ana Paula Vidotto
Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
description This paper is a literature review that aims to discuss how physical education contributes to developing the potential of individuals with Autism. Autism being chosen as the theme because it is a deficiency at the same time complex and thought provoking, while becoming a challenge for professionals seeking opportunities for teaching and learning in diverse methods and theories. It was intended to show through literature the fundamental role of physical education for autistic people and that physical activity is one of the most important to calm the autistic nature of factors, making them more sociable and independent. Through games and play the autistic becomes part of a group and do not live isolated from the world. Autistic develops a set of atypical behavior being prevented from developing in general, based on the information collected, this study demonstrates the benefits of physical education in the development of autistic individuals and concludes that physical activity is an effective measure that contributes positively in interaction with autism social environment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Farinha, Ana Paula Vidotto
author_sort Farinha, Ana Paula Vidotto
title Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
title_short Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
title_full Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
title_fullStr Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
title_full_unstemmed Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
title_sort inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FARINHA, Ana Paula Vidotto. Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20715
_version_ 1805315828508262400
score 10,814766