Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular

The present study aims at to investigate what characterizes the autism spectrum, as well as knowing the causes, consequences, diagnosis and treatment. Regarding the pedagogical characteristic vie intend to punctuate the role of family and school in the process of inclusion of students with this prof...

ver descrição completa

Autor principal: Castro, Celia de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20785
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20785
recordtype dspace
spelling riut-1-207852020-11-24T14:16:59Z Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular Castro, Celia de Almeida, Shiderlene Vieira de Autismo Inclusão escolar Aprendizagem Autism Mainstreaming in education Learning Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The present study aims at to investigate what characterizes the autism spectrum, as well as knowing the causes, consequences, diagnosis and treatment. Regarding the pedagogical characteristic vie intend to punctuate the role of family and school in the process of inclusion of students with this profile. Therefore, this research has a bibliographical character, with theoretical guided by contemporary authors who address the topic. We conclude that it is not possible to accurately explain the causes that leads the child to develop autism.But there are already studies that define autism as a “brain impairment that affects a person's ability to communicate, form of relationships and respond appropriately to the environment” (Kanner, 1943). With this research we realized that the first signs of a child with ASD may be perceived by the family since the early years of life watching their inter and intrapersonal relationships. We noticed also that the child with that character is more difficult to develop and consequently learn. Thus, we highlight the key role that school assumes that student to nurture the socio-affective, psychomotor and cognitive development. O presente trabalho tem como objetivo investigar o que caracteriza o espectro do autismo, bem como conhecer as causas, consequências, diagnósticos e tratamento. No que tange a característica pedagógica, intentamos pontuar qual o papel da família e da escola no processo de inclusão do aluno com esse perfil. Para tanto, a pesquisa tem caráter bibliográfico, com embasamento teórico pautado em autores contemporâneos que abordam a temática. Conclui-se que ainda não é possível explicar com precisão as causas que levam a criança a desenvolver o autismo. Mas, que já há estudos que definem o autismo como uma “alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente” (KANNER, 1943). Com a pesquisa pudemos perceber que os primeiros indícios de uma criança com espectro autista podem ser percebidos pela própria família, já nos primeiros anos de vida observando o seu relacionamento inter e intrapessoal. Constatamos ainda, que a criança com esse caráter tem maior dificuldade para desenvolver e consequentemente aprender. Assim, destacamos o papel fundamental que a escola assume para oportunizar a esse aluno o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e cognitivo. 2020-11-24T14:16:59Z 2020-11-24T14:16:59Z 2013-04-22 specializationThesis CASTRO, Celia de. Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20785 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Autism
Mainstreaming in education
Learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Autism
Mainstreaming in education
Learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Castro, Celia de
Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
description The present study aims at to investigate what characterizes the autism spectrum, as well as knowing the causes, consequences, diagnosis and treatment. Regarding the pedagogical characteristic vie intend to punctuate the role of family and school in the process of inclusion of students with this profile. Therefore, this research has a bibliographical character, with theoretical guided by contemporary authors who address the topic. We conclude that it is not possible to accurately explain the causes that leads the child to develop autism.But there are already studies that define autism as a “brain impairment that affects a person's ability to communicate, form of relationships and respond appropriately to the environment” (Kanner, 1943). With this research we realized that the first signs of a child with ASD may be perceived by the family since the early years of life watching their inter and intrapersonal relationships. We noticed also that the child with that character is more difficult to develop and consequently learn. Thus, we highlight the key role that school assumes that student to nurture the socio-affective, psychomotor and cognitive development.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Castro, Celia de
author_sort Castro, Celia de
title Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
title_short Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
title_full Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
title_fullStr Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
title_full_unstemmed Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
title_sort recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CASTRO, Celia de. Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20785
_version_ 1805319125087551488
score 10,814766