O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras
Este artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso e enfoca as necessidades do aluno não ouvinte e os desafios que ele percorre para aprender a língua portuguesa, como l2 (segunda língua). Leva em consideração a língua de sinais como uma língua, mesmo não sendo falada, porque ela cumpre o s...
Autor principal: | Calixto, Mislene Silva Borges |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20795 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20795 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-207952020-11-24T14:18:04Z O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras Calixto, Mislene Silva Borges Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Lingua de sinais Inclusão escolar Surdos Sign language Mainstreaming in education Deaf CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso e enfoca as necessidades do aluno não ouvinte e os desafios que ele percorre para aprender a língua portuguesa, como l2 (segunda língua). Leva em consideração a língua de sinais como uma língua, mesmo não sendo falada, porque ela cumpre o seu real papel que é o de comunicar. Por ser distinta da língua portuguesa, mais investimentos devem ser determinados, sejam eles, recursos humanos e/ou materiais. O respeito às diferenças e à valorização do indivíduo deve ser entendido e praticado por todos em defesa da identidade, uma vez que esta é acompanhada da história de cada um, seja individual ou coletivamente. Neste processo educacional que visa à inclusão do surdo, é necessária uma ação conjunta. . Isto significa que todos devem se unir em prol desta causa, tanto se forem da família do surdo, como também os professores, o próprio surdo, os alunos ouvintes e o estado com políticas públicas que propiciem ações no sentido de auxiliar os processos de inclusão do surdo como um todo. É importante, contudo, não considerar este percurso como algo apenas de responsabilidade de uma minoria; é preciso demonstrar a importância de um olhar cidadão, com igualdades sociais e direitos que devem ser assegurados. Este é um procedimento que contraria o pensamento “coitadinho do surdo”. 2020-11-24T14:18:04Z 2020-11-24T14:18:04Z 2015-10-09 specializationThesis CALIXTO, Mislene Silva Borges. O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio da libras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20795 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Lingua de sinais Inclusão escolar Surdos Sign language Mainstreaming in education Deaf CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Lingua de sinais Inclusão escolar Surdos Sign language Mainstreaming in education Deaf CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Calixto, Mislene Silva Borges O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
description |
Este artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso e enfoca as necessidades do aluno não ouvinte e os desafios que ele percorre para aprender a língua portuguesa, como l2 (segunda língua). Leva em consideração a língua de sinais como uma língua, mesmo não sendo falada, porque ela cumpre o seu real papel que é o de comunicar. Por ser distinta da língua portuguesa, mais investimentos devem ser determinados, sejam eles, recursos humanos e/ou materiais. O respeito às diferenças e à valorização do indivíduo deve ser entendido e praticado por todos em defesa da identidade, uma vez que esta é acompanhada da história de cada um, seja individual ou coletivamente. Neste processo educacional que visa à inclusão do surdo, é necessária uma ação conjunta. . Isto significa que todos devem se unir em prol desta causa, tanto se forem da família do surdo, como também os professores, o próprio surdo, os alunos ouvintes e o estado com políticas públicas que propiciem ações no sentido de auxiliar os processos de inclusão do surdo como um todo. É importante, contudo, não considerar este percurso como algo apenas de responsabilidade de uma minoria; é preciso demonstrar a importância de um olhar cidadão, com igualdades sociais e direitos que devem ser assegurados. Este é um procedimento que contraria o pensamento “coitadinho do surdo”. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Calixto, Mislene Silva Borges |
author_sort |
Calixto, Mislene Silva Borges |
title |
O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
title_short |
O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
title_full |
O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
title_fullStr |
O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
title_full_unstemmed |
O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
title_sort |
o ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio de libras |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CALIXTO, Mislene Silva Borges. O ensino da língua portuguesa para os alunos surdos por meio da libras. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20795 |
_version_ |
1805303547296743424 |
score |
10,814766 |