Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira
In the border Brazil-Paraguay-Argentina we notice social complexity and identity conflicts that persist in pointing to the question: "who am I?". In the brazilian school environment, the increasing immersion students Paraguayans who cross every day physical boundaries to study in Brazilian...
Autor principal: | Melo, Thiago Benitez de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20886 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20886 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-208862020-11-24T14:29:43Z Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira Melo, Thiago Benitez de Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Linguagem e línguas - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Aspectos políticos Cultura - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Language and languages - Political aspects Culture - Study and teaching Educação: Métodos e Técnicas de Ensino In the border Brazil-Paraguay-Argentina we notice social complexity and identity conflicts that persist in pointing to the question: "who am I?". In the brazilian school environment, the increasing immersion students Paraguayans who cross every day physical boundaries to study in Brazilian schools are rising with the hope of having a better future, but with insecurity and fear of not achieving academic success by some "cultural obstacles" such as language, for example. This is how social identities will be contradicting and fragmenting. We aim, in this paper, discuss and investigate how identities are constructed of these students in the school boundary and what representations they have about the sociocultural and linguistic diversity of the region they live in and of themselves. Thus, we performed through interdisciplinary research, unstructured interviews with students from the school context border. The research in question is ethnographic and based on the theoretical perspectives of Critical Applied Linguistics, Anthropological Studies, Critical Discourse Theory and Cultural Studies. No cenário transfronteiriço Brasil-Paraguai-Argentina percebemos a complexidade social vigente e os conflitos identitários que insistem em apontar para a questão: “quem sou eu?”. Concomitantemente, no ambiente escolar brasileiro, vemos a imersão cada vez maior de alunos paraguaios que atravessam todos os dias as fronteiras físicas para estudar nas escolas brasileiras com a esperança de terem um futuro prodigioso e promissor, mas com a insegurança e o medo de não alcançarem o sucesso escolar por alguns “empecilhos culturais”, como a língua, por exemplo. É desta forma que as identidades sociais vão se contradizendo e se fragmentando. Objetivamos, dessa maneira, discutir e averiguar como são construídas as identidades desses alunos no contexto escolar de fronteira e quais as representações que eles têm acerca da diversidade linguística e sociocultural da região em que vivem e de si mesmos, ou seja, quais as representações construídas através de olhares para si. Para tanto, realizamos, por meio de uma pesquisa interdisciplinar, entrevistas não estruturadas com alunos do contexto escolar transfronteiriço. A pesquisa em questão é de cunho etnográfico e amparamo-nos nas perspectivas teóricas da Linguística Aplicada Crítica, dos Estudos Antropológicos, da Teoria Crítica do Discurso e dos Estudos Culturais. 2020-11-24T14:29:42Z 2020-11-24T14:29:42Z 2013-04-04 specializationThesis MELO, Thiago Benitez de. Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20886 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Linguagem e línguas - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Aspectos políticos Cultura - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Language and languages - Political aspects Culture - Study and teaching Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Linguagem e línguas - Estudo e ensino Linguagem e línguas - Aspectos políticos Cultura - Estudo e ensino Language and languages - Study and teaching Language and languages - Political aspects Culture - Study and teaching Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Melo, Thiago Benitez de Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
description |
In the border Brazil-Paraguay-Argentina we notice social complexity and identity conflicts that persist in pointing to the question: "who am I?". In the brazilian school environment, the increasing immersion students Paraguayans who cross every day physical boundaries to study in Brazilian schools are rising with the hope of having a better future, but with insecurity and fear of not achieving academic success by some "cultural obstacles" such as language, for example. This is how social identities will be contradicting and fragmenting. We aim, in this paper, discuss and investigate how identities are constructed of these students in the school boundary and what representations they have about the sociocultural and linguistic diversity of the region they live in and of themselves. Thus, we performed through interdisciplinary research, unstructured interviews with students from the school context border. The research in question is ethnographic and based on the theoretical perspectives of Critical Applied Linguistics, Anthropological Studies, Critical Discourse Theory and Cultural Studies. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Melo, Thiago Benitez de |
author_sort |
Melo, Thiago Benitez de |
title |
Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
title_short |
Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
title_full |
Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
title_fullStr |
Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
title_full_unstemmed |
Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
title_sort |
narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MELO, Thiago Benitez de. Narrativas educacionais em perspectiva: línguas e culturas no contexto escolar de fronteira. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20886 |
_version_ |
1805308806089932800 |
score |
10,814766 |