O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento

The study aims to discuss the concept of literacy in terms of literacy through the genres in the classroom, addressing strategies for the selection and use of texts in literacy classes, considering the proficient teaching. Thus justifies the thematic understanding that the contact with the different...

ver descrição completa

Autor principal: Farias, Aloma Larisse de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20915
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20915
recordtype dspace
spelling riut-1-209152020-11-24T14:34:08Z O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento Farias, Aloma Larisse de Santos, Nelson dos Estratégias de aprendizagem Tipologia (Psicologia) na literatura Literatura - Estudo e ensino Learning strategies Typology (Psychology) in literature Literature - Study and teaching Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The study aims to discuss the concept of literacy in terms of literacy through the genres in the classroom, addressing strategies for the selection and use of texts in literacy classes, considering the proficient teaching. Thus justifies the thematic understanding that the contact with the different genres sustain favorable to the construction of these skills strategies. The northern research is the current debate about levels of student understanding in relation to the text that are insufficient. The research model used was the literature research, which consists of the discussion of the diversity of genres as an endless source of possibilities for activities, as each ball behaves repertoire of genre of discourse that will be expanding and differentiating as the sphere itself develops and becomes more complex. Thus the work in the classroom that takes into account issues about planning to work with literacy in order to accommodate the different axes of the teaching of Portuguese language through gender tales is what the study proposes. O estudo realizado visou discutir a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento por meio dos gêneros textuais em sala de aula, abordando estratégias para a seleção e utilização dos textos em turmas de alfabetização, tendo em vista o ensino proficiente. Justifica-se assim a temática por entender que o contato com os diferentes gêneros sustentarão estratégias favoráveis à construção dessas competências. O norte da pesquisa é o debate atual sobre os níveis de compreensão dos alunos em relação ao texto que são insuficientes. O modelo de pesquisa adotado foi o estudo bibliográfico, que consiste na discussão sobre a diversidade dos gêneros como fonte inesgotável de possibilidades de atividades, pois cada esfera comporta repertório de gênero do discurso que vai se diferenciando e se ampliando à medida que a própria esfera se desenvolve e torna-se mais complexa. Dessa forma o trabalho em sala de aula que leva em conta questões sobre como planejar o trabalho com a alfabetização de forma a contemplar os diferentes eixos do ensino da língua portuguesa por meio do gênero contos é o que se propôs nesse estudo. 2020-11-24T14:34:07Z 2020-11-24T14:34:07Z 2014-10-18 specializationThesis FARIAS, Aloma Larisse de. O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20915 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Tipologia (Psicologia) na literatura
Literatura - Estudo e ensino
Learning strategies
Typology (Psychology) in literature
Literature - Study and teaching
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Tipologia (Psicologia) na literatura
Literatura - Estudo e ensino
Learning strategies
Typology (Psychology) in literature
Literature - Study and teaching
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Farias, Aloma Larisse de
O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
description The study aims to discuss the concept of literacy in terms of literacy through the genres in the classroom, addressing strategies for the selection and use of texts in literacy classes, considering the proficient teaching. Thus justifies the thematic understanding that the contact with the different genres sustain favorable to the construction of these skills strategies. The northern research is the current debate about levels of student understanding in relation to the text that are insufficient. The research model used was the literature research, which consists of the discussion of the diversity of genres as an endless source of possibilities for activities, as each ball behaves repertoire of genre of discourse that will be expanding and differentiating as the sphere itself develops and becomes more complex. Thus the work in the classroom that takes into account issues about planning to work with literacy in order to accommodate the different axes of the teaching of Portuguese language through gender tales is what the study proposes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Farias, Aloma Larisse de
author_sort Farias, Aloma Larisse de
title O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
title_short O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
title_full O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
title_fullStr O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
title_full_unstemmed O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
title_sort o conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FARIAS, Aloma Larisse de. O conto como estratégia de ensino na alfabetização e letramento. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20915
_version_ 1805315832746606592
score 10,814766