O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio

Chemistry teaching in general is seen as abstract and taught in a traditional manner and without contextualization of topics. So it is increasingly growing interest of professional chemistry in the area of education in activities that provide learning satisfactorily in the eyes of students. This wor...

ver descrição completa

Autor principal: Jesus, Cliciane Guadalupe de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20919
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20919
recordtype dspace
spelling riut-1-209192020-11-24T14:34:45Z O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio Jesus, Cliciane Guadalupe de Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem por atividades Estratégias de aprendizagem Teaching - Aids and devices Active learning Learning strategies Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Chemistry teaching in general is seen as abstract and taught in a traditional manner and without contextualization of topics. So it is increasingly growing interest of professional chemistry in the area of education in activities that provide learning satisfactorily in the eyes of students. This work had as a thematic the development of a methodology for chemical education for high school classes in public schools in Ponta Grossa through the use of play activities in the classroom. These activities include the use of word searches, crossword puzzles and cryptograms on one of the important themes of the chemical periodic table, which does not awaken the interest as it is a very boring subject. These activities allowed the students treat, review and work out the issue in a more dynamic way. The use of these activities was important in teaching and understanding of the topic, since students were more interested and stimulated and therefore the activities proved an innovative and attractive methodology, favoring the teaching-learning process. O ensino de química de maneira geral é visto como abstrato e ensinado de forma tradicional e sem contextualização dos temas. Por isso é cada vez mais crescente o interesse dos profissionais da área de educação em química em atividades que proporcionem o aprendizado de maneira satisfatória aos olhos dos alunos. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento de uma metodologia para o ensino de química para turmas do ensino médio de escolas públicas de Ponta Grossa através do uso de atividades lúdicas em sala de aula. Essas atividades consistem na utilização de caça-palavras, palavras cruzadas e criptogramas sobre um dos importantes temas da química a Tabela Periódica, que não desperta o interesse por ser tratar de um tema muito monótono. Essas atividades permitiram aos alunos tratarem, revisarem e exercitarem o tema de maneira mais dinâmica. O uso destas atividades foi importante no ensino e compreensão do tema, uma vez que os alunos se mostraram mais interessados e estimulados e, portanto as atividades se mostraram uma metodologia inovadora e atraente, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem. 2020-11-24T14:34:44Z 2020-11-24T14:34:44Z 2014-12-11 specializationThesis JESUS, Cliciane Guadalupe de. O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20919 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Active learning
Learning strategies
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Active learning
Learning strategies
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Jesus, Cliciane Guadalupe de
O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
description Chemistry teaching in general is seen as abstract and taught in a traditional manner and without contextualization of topics. So it is increasingly growing interest of professional chemistry in the area of education in activities that provide learning satisfactorily in the eyes of students. This work had as a thematic the development of a methodology for chemical education for high school classes in public schools in Ponta Grossa through the use of play activities in the classroom. These activities include the use of word searches, crossword puzzles and cryptograms on one of the important themes of the chemical periodic table, which does not awaken the interest as it is a very boring subject. These activities allowed the students treat, review and work out the issue in a more dynamic way. The use of these activities was important in teaching and understanding of the topic, since students were more interested and stimulated and therefore the activities proved an innovative and attractive methodology, favoring the teaching-learning process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Jesus, Cliciane Guadalupe de
author_sort Jesus, Cliciane Guadalupe de
title O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
title_short O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
title_full O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
title_fullStr O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
title_full_unstemmed O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
title_sort o lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation JESUS, Cliciane Guadalupe de. O lúdico na aprendizagem da tabela periódica no ensino médio. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20919
_version_ 1805305411747708928
score 10,814766