Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa
This work had as main theme theory the Meaningful Learning of David Paul Ausubel, released in Brazil by Marco Antonio Moreira. From it, a teaching methodology is systematized, where emphasized an attitude of always active the students of a Full Degree in Sciences, Universidade Estadual de Maringá, i...
Autor principal: | Pereira, Vitor Marques |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20975 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-209752020-11-24T14:44:09Z Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa Pereira, Vitor Marques Sehn, Elizandra Conhecimento e aprendizagem Construtivismo (Educação) Física Knowledge and learning Constructivism (Education) Physics Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as main theme theory the Meaningful Learning of David Paul Ausubel, released in Brazil by Marco Antonio Moreira. From it, a teaching methodology is systematized, where emphasized an attitude of always active the students of a Full Degree in Sciences, Universidade Estadual de Maringá, in the disciplines of Física Geral I and Física Experimental I. The results showed, with emphasis, attitudinal deficiencies academics who may, as suggested, have originated in passivity required of these over traditional teaching. In this teaching, according to the literature, it has been the transmission of information through lectures, the almost total absence of experimental activities, the acquisition of knowledge disconnected from everyday life, too much emphasis on solving algebraic, one physics that presents itself as a science, compartmentalized, segmented, finished, ready and unchanging, among several other features which corroborate the results obtained. Este trabalho teve como temática principal a teoria, construtivista, da Aprendizagem Significativa de Paul David Ausubel, divulgada no Brasil por Marco Antônio Moreira. A partir dela, sistematizou-se uma metodologia de ensino que priorizou uma postura sempre ativa dos acadêmicos de um curso de Licenciatura Plena em Ciências, da Universidade Estadual de Maringá, nas disciplinas de Física Geral I e Física Experimental I. Os resultados apontaram, com ênfase, as deficiências atitudinais dos acadêmicos, que podem, como se sugerimos, ter origem na passividade exigida destes ao longo do ensino tradicional. Neste ensino, de acordo com a literatura, tem se a transmissão de informações através de aulas expositivas, a quase total ausência de atividades experimentais, a aquisição de conhecimentos desvinculados do cotidiano, demasiada ênfase na resolução de exercícios memorísticos/algébricos, uma Física que se apresenta como uma ciência, compartimentalizada, segmentada, acabada, pronta e imutável, entre diversas outras características que corroboram com os resultados obtidos. 2020-11-24T14:44:08Z 2020-11-24T14:44:08Z 2013-12-14 specializationThesis PEREIRA, Vitor Marques. Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Conhecimento e aprendizagem Construtivismo (Educação) Física Knowledge and learning Constructivism (Education) Physics Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Conhecimento e aprendizagem Construtivismo (Educação) Física Knowledge and learning Constructivism (Education) Physics Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Pereira, Vitor Marques Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
description |
This work had as main theme theory the Meaningful Learning of David Paul Ausubel, released in Brazil by Marco Antonio Moreira. From it, a teaching methodology is systematized, where emphasized an attitude of always active the students of a Full Degree in Sciences, Universidade Estadual de Maringá, in the disciplines of Física Geral I and Física Experimental I. The results showed, with emphasis, attitudinal deficiencies academics who may, as suggested, have originated in passivity required of these over traditional teaching. In this teaching, according to the literature, it has been the transmission of information through lectures, the almost total absence of experimental activities, the acquisition of knowledge disconnected from everyday life, too much emphasis on solving algebraic, one physics that presents itself as a science, compartmentalized, segmented, finished, ready and unchanging, among several other features which corroborate the results obtained. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pereira, Vitor Marques |
author_sort |
Pereira, Vitor Marques |
title |
Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
title_short |
Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
title_full |
Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
title_sort |
pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PEREIRA, Vitor Marques. Pesquisar, partilhar e lecionar: uma proposta metodológica para contribuição à teoria da aprendizagem significativa. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20975 |
_version_ |
1805316950710026240 |
score |
10,814766 |