Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem
This work had as theme the process of cognitive development in Piaget and Vygotsky during its various stages, seeking to thus analyze the process by which the child passes along his life and as well as their relationship with the environment. Over cognitive development the subject experiences concre...
Autor principal: | Ferrari, Dércio Fernando Moraes |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20979 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20979 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-209792020-11-24T14:44:53Z Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem Ferrari, Dércio Fernando Moraes Santos, Cidmar Ortiz dos Construtivismo (Educação) Epistemologia genética Aprendizagem cognitiva Constructivism (Education) Genetic epistemology Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This work had as theme the process of cognitive development in Piaget and Vygotsky during its various stages, seeking to thus analyze the process by which the child passes along his life and as well as their relationship with the environment. Over cognitive development the subject experiences concrete experiences which aims to build the social being. Piaget addressed the event of abstract thought, logical, mental, independent of human activity on the objects and therefore scientific, to which he named Genetic Epistemology. Vygotsky already had a training and completely focused academic life to the arts and humanities was marked by the aesthetic studies and literature, researching processes of change in the history of the subject seeking a psychology historically grounded, rooted in historical and dialectical materialism. He longed to understand how the subject is able to produce symbols, the language that allows us to organize reality and communicate. He understood that man differs from animals to use tools to optimize their relationship with the world, including there in psychological instruments, the symbols. As such, both authors were concerned with social, genetic and psychological issues to understand cognitive development. The aim of this study is to analyze the contribution of the theories of both authors on cognitive development and their involvement in the teaching and learning process. Este trabalho teve como temática o processo de desenvolvimento cognitivo em Piaget e Vygotsky durante suas várias etapas, buscando-se assim analisar o processo pelo qual a criança passa ao longo de sua vida e bem como sua relação com o meio externo. Ao longo do desenvolvimento cognitivo o sujeito vivencia experiências concretas que tem por finalidade construir o ser social. Piaget abordou o acontecimento do pensamento abstrato, lógico, mental, independente da ação do homem sobre os objetos e, consequentemente, científico, ao que ele nomeou Epistemologia Genética. Já Vygotsky, que teve uma formação e vida acadêmica totalmente voltada às artes e às ciências humanas foi marcado pelos estudos da estética e da literatura, pesquisava processos de mudança na história do sujeito buscando uma psicologia historicamente fundamentada, enraizada no materialismo histórico-dialético. Almejava compreender como o sujeito torna-se capaz de produzir símbolos, a linguagem que nos permite organizar a realidade e nos comunicar. Entendia que o homem se diferencia dos animais ao usar instrumentos para otimizar sua relação com o mundo, incluindo-se aí instrumentos psicológicos, os símbolos. De tal forma, ambos os autores preocuparam-se com questões sociais, genéticas e psicológicas para compreender o desenvolvimento cognitivo. O objetivo desse trabalho é analisar a contribuição das teorias de ambos autores sobre o desenvolvimento cognitivo e sua implicação no processo de ensino aprendizagem. 2020-11-24T14:44:52Z 2020-11-24T14:44:52Z 2014-12-10 specializationThesis FERRARI, Dércio Fernando Moraes. Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20979 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e técnicas de ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Construtivismo (Educação) Epistemologia genética Aprendizagem cognitiva Constructivism (Education) Genetic epistemology Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Construtivismo (Educação) Epistemologia genética Aprendizagem cognitiva Constructivism (Education) Genetic epistemology Cognitive learning CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Ferrari, Dércio Fernando Moraes Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
description |
This work had as theme the process of cognitive development in Piaget and Vygotsky during its various stages, seeking to thus analyze the process by which the child passes along his life and as well as their relationship with the environment. Over cognitive development the subject experiences concrete experiences which aims to build the social being. Piaget addressed the event of abstract thought, logical, mental, independent of human activity on the objects and therefore scientific, to which he named Genetic Epistemology. Vygotsky already had a training and completely focused academic life to the arts and humanities was marked by the aesthetic studies and literature, researching processes of change in the history of the subject seeking a psychology historically grounded, rooted in historical and dialectical materialism. He longed to understand how the subject is able to produce symbols, the language that allows us to organize reality and communicate. He understood that man differs from animals to use tools to optimize their relationship with the world, including there in psychological instruments, the symbols. As such, both authors were concerned with social, genetic and psychological issues to understand cognitive development. The aim of this study is to analyze the contribution of the theories of both authors on cognitive development and their involvement in the teaching and learning process. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Ferrari, Dércio Fernando Moraes |
author_sort |
Ferrari, Dércio Fernando Moraes |
title |
Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
title_short |
Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
title_full |
Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
title_fullStr |
Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem |
title_sort |
desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de vygotsky e piaget no processo de ensino aprendizagem |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FERRARI, Dércio Fernando Moraes. Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20979 |
_version_ |
1805318661558239232 |
score |
10,814766 |