O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais

This article is themed as an approach to information technology as a pedagogical tool in the use of ICT in primary education, with a view that technological advancement is a learning tool within the reach of all citizens. The goal is to study the use of Information Technologies and Communication in...

ver descrição completa

Autor principal: Berti, Maura Aucioni
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21099
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21099
recordtype dspace
spelling riut-1-210992020-11-24T15:09:56Z O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais Berti, Maura Aucioni Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Sandmann, André Bortoloto, Claudimara Cassoli Tecnologia e crianças Recursos de informação Conhecimento e aprendizagem Technology and children Information resources Knowledge and learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This article is themed as an approach to information technology as a pedagogical tool in the use of ICT in primary education, with a view that technological advancement is a learning tool within the reach of all citizens. The goal is to study the use of Information Technologies and Communication in teaching and learning in elementary education process analyzing the conflict generated with this use in the school environment. To do so takes as specific goals to lift the legislation concerning the use of the spaces and TIC`s school years in elementary school, analyzing the technological resources used as instruments of teaching practice, their goals and applications and develop a comparative study of perceptions of teachers and students about the advantages and disadvantages in the use of TIC`s in the school environment. The reflection raised by approaching this issue leads to the recognition that many changes are occurring in education with the emergence of information technologies that contribute to foster debate on new teaching resources that operate in a social dimension. Thus, it was possible to realize that teaching using new computational tools requires a planned and fully geared to provide students access to practical knowledge. Este estudo teve como temática uma abordagem às tecnologias da informação enquanto instrumento pedagógico no uso de TIC’s no ensino fundamental, tendo em vista que o avanço tecnológico é uma ferramenta de aprendizagem ao alcance de todos os cidadãos. O objetivo foi estudar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica analisando o conflito gerado com este uso no ambiente escolar. Para tanto teve como objetivos específicos levantar a legislação concernente ao uso das TIC`s nos espaços e tempos escolares no Ensino Fundamental, analisar os recursos tecnológicos utilizados como instrumentos da prática pedagógica, seus objetivos e aplicações com o desenvolvimento de um estudo comparativo entre percepções de docentes e discentes acerca das vantagens e desvantagens no uso das TIC`s no ambiente escolar. A reflexão levantada pela abordagem deste assunto conduz ao reconhecimento de que muitas mudanças vêm ocorrendo na educação com o surgimento das tecnologias de informação que contribuem para promover o debate sobre os novos recursos didáticos que atuam numa dimensão social. Desta forma, foi possível perceber que ensinar usando novas ferramentas computacionais pressupõe uma prática planejada e totalmente voltada para proporcionar aos alunos o acesso ao conhecimento. 2020-11-24T15:09:55Z 2020-11-24T15:09:55Z 2014-10-04 specializationThesis BERTI, Maura Aucioni. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21099 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia e crianças
Recursos de informação
Conhecimento e aprendizagem
Technology and children
Information resources
Knowledge and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia e crianças
Recursos de informação
Conhecimento e aprendizagem
Technology and children
Information resources
Knowledge and learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Berti, Maura Aucioni
O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
description This article is themed as an approach to information technology as a pedagogical tool in the use of ICT in primary education, with a view that technological advancement is a learning tool within the reach of all citizens. The goal is to study the use of Information Technologies and Communication in teaching and learning in elementary education process analyzing the conflict generated with this use in the school environment. To do so takes as specific goals to lift the legislation concerning the use of the spaces and TIC`s school years in elementary school, analyzing the technological resources used as instruments of teaching practice, their goals and applications and develop a comparative study of perceptions of teachers and students about the advantages and disadvantages in the use of TIC`s in the school environment. The reflection raised by approaching this issue leads to the recognition that many changes are occurring in education with the emergence of information technologies that contribute to foster debate on new teaching resources that operate in a social dimension. Thus, it was possible to realize that teaching using new computational tools requires a planned and fully geared to provide students access to practical knowledge.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Berti, Maura Aucioni
author_sort Berti, Maura Aucioni
title O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
title_short O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
title_full O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
title_fullStr O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
title_full_unstemmed O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
title_sort o uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BERTI, Maura Aucioni. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21099
_version_ 1805325692783558656
score 10,814766