A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente

The present work has as objective to report the practices and the challenges found in the day to day of the teacher of Higher Education. The study and analysis of didactics, understanding it in its definition, use as well as contribution to better practice focused on higher education, and the teache...

ver descrição completa

Autor principal: Goveia, Thaila Fernanda
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21134
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21134
recordtype dspace
spelling riut-1-211342020-11-24T15:18:23Z A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente Goveia, Thaila Fernanda Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresinha Carletto Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Nelson dos Hlenka, Vanessa Ensino superior Ensino - Metodologia Professores Education, Higher Teaching - Methodology Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present work has as objective to report the practices and the challenges found in the day to day of the teacher of Higher Education. The study and analysis of didactics, understanding it in its definition, use as well as contribution to better practice focused on higher education, and the teacher nowadays needs to use different methods and criteria to transmit knowledge to students in a complete and Meaning, seeking an innovative methodology, mediator, working the reality experienced by them. The university professor conveys in his teachings to his students the way he has learned, but for this it is necessary for teachers to understand what it is to teach, and especially to differentiate from learning, since the teacher at the same moment that teaches also learns from the realities And experiences of his students. It is fundamental that the teacher is aware that it is his duty to teach with excellence, to transmit his classes in a pleasant and meaningful way, not only mechanically, but using different means to enrich his classes and consequently the students to build their knowledge. The teacher needs to have a different look at education nowadays, since technology is an important educational tool and needs to be added to the teacher because it deals with the importance that technology means to young people for leaving them Connected with the world at a single touch. O presente trabalho tem como objetivo relatar as práticas e os desafios encontrados no dia a dia do professor do Ensino Superior. O estudo e análise da didática, compreendendo a sua definição, utilização bem como contribuição para melhor prática voltada ao ensino superior. Nos dias atuais, o professor, precisa utilizar de diferentes métodos e critérios fundamentais para a transmissão do conhecimento de forma completa e com significado, com metodologia inovadora, mediadora, trabalhando a realidade vivenciada pelos alunos. O professor universitário transmite seus conhecimentos aos seus alunos da forma como aprendeu, mas para isso é necessário que o professor, compreenda o que é ensinar. E principalmente diferenciar do aprender, uma vez que o professor no mesmo momento que ensina também aprende. É fundamental que o docente tenha consciência de que é seu dever ensinar com excelência, transmitir suas aulas de forma prazerosa e significativa, não apenas de forma mecânica, mas utilizando de diferentes meios para enriquecer suas aulas e consequentemente os alunos construírem seus conhecimentos. O professor precisa ter um olhar diferenciado para a educação nos dias atuais, uma vez que a tecnologia é uma importante ferramenta educacional e que precisa somar com o professor por se tratar da importância que os meios de tecnologia têm para os jovens, por deixá-los conectados com o mundo num simples toque. 2020-11-24T15:18:22Z 2020-11-24T15:18:22Z 2018-06-15 specializationThesis GOVEIA, Thaila Fernanda. A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21134 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino superior
Ensino - Metodologia
Professores
Education, Higher
Teaching - Methodology
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ensino superior
Ensino - Metodologia
Professores
Education, Higher
Teaching - Methodology
Teachers
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Goveia, Thaila Fernanda
A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
description The present work has as objective to report the practices and the challenges found in the day to day of the teacher of Higher Education. The study and analysis of didactics, understanding it in its definition, use as well as contribution to better practice focused on higher education, and the teacher nowadays needs to use different methods and criteria to transmit knowledge to students in a complete and Meaning, seeking an innovative methodology, mediator, working the reality experienced by them. The university professor conveys in his teachings to his students the way he has learned, but for this it is necessary for teachers to understand what it is to teach, and especially to differentiate from learning, since the teacher at the same moment that teaches also learns from the realities And experiences of his students. It is fundamental that the teacher is aware that it is his duty to teach with excellence, to transmit his classes in a pleasant and meaningful way, not only mechanically, but using different means to enrich his classes and consequently the students to build their knowledge. The teacher needs to have a different look at education nowadays, since technology is an important educational tool and needs to be added to the teacher because it deals with the importance that technology means to young people for leaving them Connected with the world at a single touch.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Goveia, Thaila Fernanda
author_sort Goveia, Thaila Fernanda
title A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
title_short A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
title_full A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
title_fullStr A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
title_full_unstemmed A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
title_sort didática como forma propulsora na efetividade da prática docente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GOVEIA, Thaila Fernanda. A didática como forma propulsora na efetividade da prática docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21134
_version_ 1805316953437372416
score 10,814766