Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo

The present work brings together some concepts that point out how the application of the field lessons method can be a very useful strategy in science education and should be recommended for application in the pedagogical work with this discipline.The natural sciences in the school context must be u...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Osvaldo Sousa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21149
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21149
recordtype dspace
spelling riut-1-211492020-11-24T15:22:11Z Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo Analysis of the method of the field class as a methodological tool applied to the discipline of science in the classes of elementary education in the second cycle Silva, Osvaldo Sousa Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Sandmann, André Hlenka, Vanessa Juliano, Joice Maria Maltauro Ciência - Estudo e ensino Metodologia Aprendizagem ativa Science - Study and teaching Methodology Active learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present work brings together some concepts that point out how the application of the field lessons method can be a very useful strategy in science education and should be recommended for application in the pedagogical work with this discipline.The natural sciences in the school context must be understood on the basis of observation, above all in the way in which knowledge should be built, as well as its relevance in the context of elementary education.The importance of this research is to demonstrate that the method under discussion is concerned with developing an idea of conceptual valuation in the study of sciences, making it more playful, practical, palpable and at the same time providing both the educator, who interacts daily in the exposition of subjects of competence of this area, as for the student, who must experience them, but more significantly the possibilities of understanding the discipline of science, in a didactic approach in the field.The living nature and the exercise contextualized by this praxis, provides insights and readings of the phenomena around us that are approaches to be made in the most varied environments that we can integrate, because the direct contact with the environment certainly enables salutary situations of integration between the learners , facilitating a more direct and efficient pedagogical action., facilitando uma ação pedagógica mais direta e eficiente. O presente trabalho reúne alguns conceitos que apontam como a aplicação do método das aulas de campo, pode ser uma estratégia bastante útil no ensino de ciências, e que deve ser recomendada para aplicação no trabalho pedagógico com esta disciplina. As ciências naturais no contexto escolar, deve ser compreendida com base na observação, sobretudo no modo de como se deve construir conhecimentos, bem como sua relevância no âmbito do ensino fundamental. A importância desta pesquisa está em demonstrar que o método em discussão se ocupa em desenvolver uma ideia de valorização conceitual ao estudo de ciências tornando-a mais lúdica, prática, palpável e ao mesmo tempo proporcionar tanto ao educador, que interage diariamente na exposição dos assuntos de competência desta área, quanto ao educando, que precisa vivenciá-las, porém de forma mais significativa as possibilidades de compreender a disciplina de ciências, numa abordagem didática de campo. A natureza viva e o exercício contextualizado por esta práxis, proporciona constatações e leituras dos fenômenos à nossa volta que são abordagens para serem feitas nos mais variados ambientes que possamos integrar, pois o contato direto com o meio certamente possibilita situações salutares de integração entre os educandos. 2020-11-24T15:22:10Z 2020-11-24T15:22:10Z 2018-06-08 specializationThesis SILVA, Osvaldo Sousa. Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21149 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Metodologia
Aprendizagem ativa
Science - Study and teaching
Methodology
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Metodologia
Aprendizagem ativa
Science - Study and teaching
Methodology
Active learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Silva, Osvaldo Sousa
Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
description The present work brings together some concepts that point out how the application of the field lessons method can be a very useful strategy in science education and should be recommended for application in the pedagogical work with this discipline.The natural sciences in the school context must be understood on the basis of observation, above all in the way in which knowledge should be built, as well as its relevance in the context of elementary education.The importance of this research is to demonstrate that the method under discussion is concerned with developing an idea of conceptual valuation in the study of sciences, making it more playful, practical, palpable and at the same time providing both the educator, who interacts daily in the exposition of subjects of competence of this area, as for the student, who must experience them, but more significantly the possibilities of understanding the discipline of science, in a didactic approach in the field.The living nature and the exercise contextualized by this praxis, provides insights and readings of the phenomena around us that are approaches to be made in the most varied environments that we can integrate, because the direct contact with the environment certainly enables salutary situations of integration between the learners , facilitating a more direct and efficient pedagogical action., facilitando uma ação pedagógica mais direta e eficiente.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Osvaldo Sousa
author_sort Silva, Osvaldo Sousa
title Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
title_short Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
title_full Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
title_fullStr Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
title_full_unstemmed Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
title_sort análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Osvaldo Sousa. Análise sobre o método da aula de campo como ferramenta metodológica aplicada à disciplina de ciências nas turmas do ensino fundamental no segundo ciclo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21149
_version_ 1805296491741315072
score 10,814766