Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental

This work aims to contribute with the elementary school teacher, in the process of school inclusion of the student with special educational needs, emphasizing the right to quality education, proposing techniques and methods to teachers to develop them in their classroom. In spite of the difficulties...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Meilene Maria de Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21177
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21177
recordtype dspace
spelling riut-1-211772020-11-24T15:29:28Z Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental School inclusion of the student with special educational needs: contributions to the elementary school teacher Ferreira, Meilene Maria de Souza Wojslaw, Eliane Bianchi Wojslaw, Eliane Bianchi Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Berghauser, Neron Alipio Cortes Fujiki, Yuka Kamila de Oliveira Crianças com deficiência – Educação Educação inclusiva Ensino – Metodologia Children with disabilities – Education Inclusive education Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work aims to contribute with the elementary school teacher, in the process of school inclusion of the student with special educational needs, emphasizing the right to quality education, proposing techniques and methods to teachers to develop them in their classroom. In spite of the difficulties to insert this student in the teaching environment, we have public and private schools that intensify the inclusion of this public, treating them with respect and guaranteeing them a differentiated education according to the individual needs. Teachers and school administrators are increasingly committed to providing better education, engaging in ongoing training in partnership with the educational institution and government, and continually observing educational developments. Thus, the work was developed through a qualitative bibliographical research with the objective of researching the school inclusion of the special educational student in elementary school, contributing with techniques and methods that help teachers in their classrooms. Addressing the history of inclusive education stressing the importance of including, we address the importance of the political pedagogical project in schools for advancement in education. The study made it possible to understand the access of special educational students in primary schools, as well as alerted to a series of modifications necessary for many other students to be inserted, among them prejudice to the different. The ESA is a project guide because it is related to students with special educational needs, provides pedagogical activities and adaptations for their development. Este trabalho objetiva contribuir com o professor do ensino fundamental, no processo de inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais, enfatizando o direito a educação de qualidade, propondo técnicas e métodos aos professores para que os mesmos as desenvolvam em sua sala de aula. Apesar da existência de dificuldades para inserir esse estudante no ambiente de ensino, dispomos de escolas públicas e privadas que intensificam a inclusão desse público, os tratando com respeito e garantindo a eles um ensino diferenciado de acordo com as necessidades individuais. Os docentes e a direção escolar estão cada vez mais empenhados em proporcionar um melhor ensino, dedicam-se a formação continuada em parceira com a instituição de ensino e o governo, além de observarem continuamente os avanços pedagógicos. Dessa forma, o trabalho foi elaborado por meio de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com o objetivo de pesquisar a inclusão escolar do aluno educacional especial no ensino fundamental, contribuindo com técnicas e métodos que auxiliem os professores em suas salas de aula. Tratar a história da educação inclusiva salientando a importância de incluir, tratamos da importância do projeto político pedagógico nas escolas para o avanço na educação. O estudo possibilitou compreender o acesso dos alunos educacionais especiais nas escolas no ensino fundamental, bem como alertou para uma série de modificações necessárias para que ainda muitos outros estudantes estejam inseridos, dentre elas o preconceito ao diferente. O AEE é pauta do projeto por estar relacionado ao aluno com necessidade educacional especial, proporciona atividades pedagógicas e adaptações para o seu desenvolvimento. 2020-11-24T15:29:27Z 2020-11-24T15:29:27Z 2018-06-08 specializationThesis FERREIRA, Meilene Maria de Souza. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21177 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças com deficiência – Educação
Educação inclusiva
Ensino – Metodologia
Children with disabilities – Education
Inclusive education
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Crianças com deficiência – Educação
Educação inclusiva
Ensino – Metodologia
Children with disabilities – Education
Inclusive education
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Ferreira, Meilene Maria de Souza
Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
description This work aims to contribute with the elementary school teacher, in the process of school inclusion of the student with special educational needs, emphasizing the right to quality education, proposing techniques and methods to teachers to develop them in their classroom. In spite of the difficulties to insert this student in the teaching environment, we have public and private schools that intensify the inclusion of this public, treating them with respect and guaranteeing them a differentiated education according to the individual needs. Teachers and school administrators are increasingly committed to providing better education, engaging in ongoing training in partnership with the educational institution and government, and continually observing educational developments. Thus, the work was developed through a qualitative bibliographical research with the objective of researching the school inclusion of the special educational student in elementary school, contributing with techniques and methods that help teachers in their classrooms. Addressing the history of inclusive education stressing the importance of including, we address the importance of the political pedagogical project in schools for advancement in education. The study made it possible to understand the access of special educational students in primary schools, as well as alerted to a series of modifications necessary for many other students to be inserted, among them prejudice to the different. The ESA is a project guide because it is related to students with special educational needs, provides pedagogical activities and adaptations for their development.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferreira, Meilene Maria de Souza
author_sort Ferreira, Meilene Maria de Souza
title Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
title_short Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
title_full Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
title_fullStr Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
title_full_unstemmed Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
title_sort inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERREIRA, Meilene Maria de Souza. Inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais especiais: contribuições ao professor do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21177
_version_ 1805303551530893312
score 10,814766