Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem
The theme of this paper presents the playful and cognitive present in computer programs, and being placed in the context of the teaching-learning process, aimed at improving the understanding of abstract knowledge and multiplier applied in school. Make use of LOGO and application (computer program)...
Autor principal: | Souza, Osnir de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21693 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21693 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-216932020-11-24T19:09:34Z Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem Souza, Osnir de Schütz, Fernando Ensino - Meios auxiliares Planejamento Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Teaching - Aids and devices Planning Educational technology Computer-assisted instruction Ensino de Ciências The theme of this paper presents the playful and cognitive present in computer programs, and being placed in the context of the teaching-learning process, aimed at improving the understanding of abstract knowledge and multiplier applied in school. Make use of LOGO and application (computer program) that should be seen and treated as a support tool for the educator, and motivational support in order to develop logical thinking of students, promoting learning. On the other hand, educators must be aware of the goals of using this technological resource in the classroom, and knowing the way they should lead this work, and yet it should be noted that the presence of programs included in the educational process will not replace other teaching methods have been tried. In addition, it must have methods and subsidies that favor explore the resources available in LOGO and therefore able to evaluate its effects in relation to the teaching-learning process. In short, the use and application of technology through computer programs, serve as motivational aspect and aware of the importance of using this resource, informing the many features that can be exploited. This means that, the use of games and other programs are proving to be an excellent alternative to act as a facilitator and motivator in the teaching-learning process, helping in the formation of people able to understand and develop the logical resources, as well as providing subsidies for the full exercise of knowledge. A temática deste trabalho visa apresentar o aspecto lúdico e cognitivo presente nos programas de computador e, que estão sendo inseridos no contexto do processo ensino-aprendizagem, visando melhoria na compreensão dos conhecimentos abstratos e multíplices aplicados nos bancos escolares. Fazer uso e aplicação do LOGO (programa de computador), que deve ser visto e tratado como uma ferramenta de suporte para o educador, tendo um suporte motivador no intuito de desenvolver o raciocínio lógico dos alunos, promovendo a aprendizagem. Por outro lado, os educadores precisam estar atentos aos objetivos da utilização deste recurso tecnológico em sala de aula, e serem sabedores da forma que deverão conduzir estes trabalhos, e ainda deve-se ressaltar que a presença destes programas inseridos no processo educacional não irá substituir quaisquer outros métodos de ensino já experimentados. Além disso, deve dispor de metodologia e subsídios que favoreçam explorar os recursos disponibilizados no LOGO e, por conseguinte, saber avaliar os seus efeitos em relação ao processo ensino-aprendizagem. Em suma, o uso e aplicação da tecnologia, através de programas de computadores, funcionam como aspecto motivador e conscientizador da importância da utilização deste recurso, informando os inúmeros recursos que podem ser explorados. Ou seja, a utilização de jogos e outros programas vêm demonstrando ser uma excelente alternativa para atuar como um elemento facilitador e motivador no processo ensino-aprendizagem, contribuindo também na formação de pessoas capazes de compreender e desenvolver os recursos lógicos, assim como oferecer subsídios para o pleno exercício do conhecimento. 2020-11-24T19:09:34Z 2020-11-24T19:09:34Z 2011-08-17 specializationThesis SOUZA, Osnir de. Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. 2011. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21693 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Meios auxiliares Planejamento Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Teaching - Aids and devices Planning Educational technology Computer-assisted instruction Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Ensino - Meios auxiliares Planejamento Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Teaching - Aids and devices Planning Educational technology Computer-assisted instruction Ensino de Ciências Souza, Osnir de Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
description |
The theme of this paper presents the playful and cognitive present in computer programs, and being placed in the context of the teaching-learning process, aimed at improving the understanding of abstract knowledge and multiplier applied in school. Make use of LOGO and application (computer program) that should be seen and treated as a support tool for the educator, and motivational support in order to develop logical thinking of students, promoting learning. On the other hand, educators must be aware of the goals of using this technological resource in the classroom, and knowing the way they should lead this work, and yet it should be noted that the presence of programs included in the educational process will not replace other teaching methods have been tried. In addition, it must have methods and subsidies that favor explore the resources available in LOGO and therefore able to evaluate its effects in relation to the teaching-learning process. In short, the use and application of technology through computer programs, serve as motivational aspect and aware of the importance of using this resource, informing the many features that can be exploited. This means that, the use of games and other programs are proving to be an excellent alternative to act as a facilitator and motivator in the teaching-learning process, helping in the formation of people able to understand and develop the logical resources, as well as providing subsidies for the full exercise of knowledge. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Souza, Osnir de |
author_sort |
Souza, Osnir de |
title |
Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
title_short |
Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
title_full |
Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
title_sort |
uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SOUZA, Osnir de. Uso e aplicação do programa logo como ferramenta facilitadora no processo ensino-aprendizagem. 2011. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21693 |
_version_ |
1805319138638299136 |
score |
10,814766 |