Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR

This work was thematic teaching Zoology taking as reference the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel and application of the methodology by Analogy - MECA. The contents of Zoology in the school context are restricted to lectures, often just memorization of phylogenetic classificati...

ver descrição completa

Autor principal: Gotfrid, André
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21706
recordtype dspace
spelling riut-1-217062020-11-24T19:09:48Z Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR Gotfrid, André Periotto, Fernando Ciência - Metodologia Aprendizagem Laboratórios Zoologia Science - Methodology Learning Laboratories Zoology Ensino de Ciências This work was thematic teaching Zoology taking as reference the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel and application of the methodology by Analogy - MECA. The contents of Zoology in the school context are restricted to lectures, often just memorization of phylogenetic classifications of animals. As shown in the questionnaires applied to students taking the course in Basic Science Zoology Augusto Ruschi Club, in Araucaria, only two students claim to have science lab at school, and these are from private educational institutions. Students enrolled in public establishments say they have the science lab at school, which makes it difficult in this sense the theory and practice regarding the content. Specifically in the case of Zoology there is a scarcity of publications dealing with this subject, which ultimately unfeasible broader discussions on the methodologies and contents to be developed in the classroom. Este trabalho teve como temática o ensino de Zoologia tomando como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa proposta por David Ausubel e a aplicação da Metodologia por Analogia – MECA. Os conteúdos de Zoologia no contexto escolar são restritos a aulas teóricas, muitas vezes apenas de memorização das classificações filogenéticas dos animais. Como demonstrado nos questionários aplicados aos alunos que fazem o curso de Zoologia Básica do Clube de Ciências Augusto Ruschi, no município de Araucária, apenas dois alunos afirmam ter laboratório de ciências na escola, sendo que estes são oriundos de instituições de ensino particulares. Os alunos matriculados nos estabelecimentos públicos afirmam não ter laboratório de ciências na escola, o que acaba dificultando neste sentido a relação teoria e prática dos conteúdos. Especificamente tratando-se da Zoologia há uma escassez de material bibliográfico tratando esta temática, o que acaba inviabilizando discussões mais abrangentes sobre as metodologias e os conteúdos a serem desenvolvidos em sala de aula. 2020-11-24T19:09:48Z 2020-11-24T19:09:48Z 2014-03-22 specializationThesis GOTFRID, André. Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Metodologia
Aprendizagem
Laboratórios
Zoologia
Science - Methodology
Learning
Laboratories
Zoology
Ensino de Ciências
spellingShingle Ciência - Metodologia
Aprendizagem
Laboratórios
Zoologia
Science - Methodology
Learning
Laboratories
Zoology
Ensino de Ciências
Gotfrid, André
Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
description This work was thematic teaching Zoology taking as reference the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel and application of the methodology by Analogy - MECA. The contents of Zoology in the school context are restricted to lectures, often just memorization of phylogenetic classifications of animals. As shown in the questionnaires applied to students taking the course in Basic Science Zoology Augusto Ruschi Club, in Araucaria, only two students claim to have science lab at school, and these are from private educational institutions. Students enrolled in public establishments say they have the science lab at school, which makes it difficult in this sense the theory and practice regarding the content. Specifically in the case of Zoology there is a scarcity of publications dealing with this subject, which ultimately unfeasible broader discussions on the methodologies and contents to be developed in the classroom.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gotfrid, André
author_sort Gotfrid, André
title Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
title_short Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
title_full Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
title_fullStr Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
title_full_unstemmed Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR
title_sort metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no clube de ciências augusto rushi / araucária - pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GOTFRID, André. Metodologias de ensino para temas de zoologia - um estudo de caso no Clube de Ciências Augusto Rushi / Araucária - PR. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21706
_version_ 1805313473636204544
score 10,814766