Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I

This work was themed as problem solving in elementary school I. The objective of the proposal is to incorporate real-world contexts, experiences and the natural language of children in the development of mathematical concepts, not just numeric, so that children develop and maintain a curiosity pleas...

ver descrição completa

Autor principal: Ferreira, Micheli Scopel
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21787
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21787
recordtype dspace
spelling riut-1-217872020-11-24T19:12:37Z Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I Ferreira, Micheli Scopel Sehn, Elizandra Matemática - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Conhecimento e aprendizagem Mathematics - Study and teaching Learning strategies Knowledge and learning Ensino de Ciências This work was themed as problem solving in elementary school I. The objective of the proposal is to incorporate real-world contexts, experiences and the natural language of children in the development of mathematical concepts, not just numeric, so that children develop and maintain a curiosity pleased about math, acquiring different forms of perceive reality. Perceives a need to recognize that our students need considerable time to develop ideas and mathematical concepts that are worked by the school and also to follow logical chains of reasoning and communicating mathematically time. That means in math classes in elementary school and the constant contact planned with mathematical concepts in different contexts , over a year and from year to year is essential. Thus, it was possible, through work, to show students how to develop thinking about the possibilities, formulate strategies for resolution. Este trabalho teve como temática a resolução de problemas no Ensino Fundamental I. O objetivo da proposta é incorporar os contextos do mundo real, as experiências e a linguagem natural das crianças no desenvolvimento das noções matemáticas, e não apenas numéricas, de forma que as crianças desenvolvam curiosidade conversando prazerosamente a acerca da matemática, adquirindo diferentes formas de perceber a realidade. Percebe-se neste contexto, há necessidade em reconhecer que parte dos alunos precisam de um tempo considerável para desenvolver as ideias e os conceitos matemáticos que são trabalhados pela escola deste modo terão suporte para acompanhar encadeamentos lógicos de raciocínio e comunicar-se matematicamente. Isso significa que nas aulas de matemática do Ensino Fundamental I o contato constante e planejado com as noções matemáticas em diferentes contextos, ao longo de um ano e de ano para ano, é essencial. Assim, foi possível, através deste trabalho, mostrar aos alunos como pensar nas possibilidades existentes, formular estratégias para resolução. 2020-11-24T19:12:37Z 2020-11-24T19:12:37Z 2014-03-08 specializationThesis FERREIRA, Micheli Scopel. Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21787 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
Knowledge and learning
Ensino de Ciências
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Conhecimento e aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Learning strategies
Knowledge and learning
Ensino de Ciências
Ferreira, Micheli Scopel
Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
description This work was themed as problem solving in elementary school I. The objective of the proposal is to incorporate real-world contexts, experiences and the natural language of children in the development of mathematical concepts, not just numeric, so that children develop and maintain a curiosity pleased about math, acquiring different forms of perceive reality. Perceives a need to recognize that our students need considerable time to develop ideas and mathematical concepts that are worked by the school and also to follow logical chains of reasoning and communicating mathematically time. That means in math classes in elementary school and the constant contact planned with mathematical concepts in different contexts , over a year and from year to year is essential. Thus, it was possible, through work, to show students how to develop thinking about the possibilities, formulate strategies for resolution.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ferreira, Micheli Scopel
author_sort Ferreira, Micheli Scopel
title Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
title_short Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
title_full Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
title_fullStr Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
title_full_unstemmed Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I
title_sort construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental i
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FERREIRA, Micheli Scopel. Construindo o conhecimento para a resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental I. 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21787
_version_ 1805312722578964480
score 10,814766