O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy an...
Autor principal: | Jesus, Lucimar Aparecida Costa de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21853 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-218532020-11-24T19:16:45Z O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências Jesus, Lucimar Aparecida Costa de Viera, Graciela Leila Heep Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem por atividades Ciência - Metodologia Educational games Teaching - Aids and devices Active learning Science - Methodology Ensino de Ciências Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula objetivam buscar facilitar a apropriação de novos saberes que são de grande importância para a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que tais atividades despertam a criatividade, integração e socialização, mudando a imagem monótona do ato de aprender fazendo com que os alunos passem a demonstrar interesse, pois conseguem compreender os conteúdos abordados através das atividades lúdicas. Com isso, foi possível entender que as atividades lúdicas em sala auxiliam o educando no processo de ensino e aprendizagem. 2020-11-24T19:16:44Z 2020-11-24T19:16:44Z 2014-12-06 specializationThesis JESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem por atividades Ciência - Metodologia Educational games Teaching - Aids and devices Active learning Science - Methodology Ensino de Ciências |
spellingShingle |
Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem por atividades Ciência - Metodologia Educational games Teaching - Aids and devices Active learning Science - Methodology Ensino de Ciências Jesus, Lucimar Aparecida Costa de O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
description |
Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Jesus, Lucimar Aparecida Costa de |
author_sort |
Jesus, Lucimar Aparecida Costa de |
title |
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
title_short |
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
title_full |
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
title_fullStr |
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
title_sort |
o lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
JESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853 |
_version_ |
1805296890955169792 |
score |
10,814766 |