O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências

Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy an...

ver descrição completa

Autor principal: Jesus, Lucimar Aparecida Costa de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21853
recordtype dspace
spelling riut-1-218532020-11-24T19:16:45Z O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências Jesus, Lucimar Aparecida Costa de Viera, Graciela Leila Heep Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Aprendizagem por atividades Ciência - Metodologia Educational games Teaching - Aids and devices Active learning Science - Methodology Ensino de Ciências Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process. Na atualidade as atividades lúdicas podem ser utilizadas como um instrumento importante para à construção de novos conhecimentos, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social, sendo o educando capaz de estabelecer relações complexas entre os elementos da realidade que se apresenta possibilitando autonomia e socialização. Neste contexto as atividades lúdicas desenvolvidas em sala de aula objetivam buscar facilitar a apropriação de novos saberes que são de grande importância para a aprendizagem e desenvolvimentos dos alunos. Este trabalho foi desenvolvido através da aplicação de atividades lúdicas em sala de aula como estratégia de ensino. Os resultados obtidos demonstraram que tais atividades despertam a criatividade, integração e socialização, mudando a imagem monótona do ato de aprender fazendo com que os alunos passem a demonstrar interesse, pois conseguem compreender os conteúdos abordados através das atividades lúdicas. Com isso, foi possível entender que as atividades lúdicas em sala auxiliam o educando no processo de ensino e aprendizagem. 2020-11-24T19:16:44Z 2020-11-24T19:16:44Z 2014-12-06 specializationThesis JESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Ciência - Metodologia
Educational games
Teaching - Aids and devices
Active learning
Science - Methodology
Ensino de Ciências
spellingShingle Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem por atividades
Ciência - Metodologia
Educational games
Teaching - Aids and devices
Active learning
Science - Methodology
Ensino de Ciências
Jesus, Lucimar Aparecida Costa de
O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
description Nowadays recreational activities can be used as an instrument important tool for the construction of new knowledge, providing the cognitive, affective and social development, and the learner able to establish complex relationships between elements of reality that presents itself enabling autonomy and socialization. In this context the recreational activities in the classroom aim to seek to facilitate the acquisition of new knowledge that is of great importance for the learning and development of students. This work was developed through the application of recreational activities in the classroom as a teaching strategy. The results showed that such activities awaken creativity; integration and socialization, changing the image of monotonous act of learning by having students start to show interest, because they can understand the content covered through play activities. Thus, it was possible to understand that the recreational activities in the classroom help the student in the teaching and learning process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Jesus, Lucimar Aparecida Costa de
author_sort Jesus, Lucimar Aparecida Costa de
title O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
title_short O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
title_full O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
title_fullStr O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
title_full_unstemmed O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
title_sort o lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation JESUS, Lucimar Aparecida Costa de. O lúdico e sua contribuição para o processo de ensino aprendizagem no ensino de ciências. 2014. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21853
_version_ 1805296890955169792
score 10,814766