Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental
This monograph presents a survey of students in the 9th grade of elementary education at a school of the western region of São Paulo. The objective was to insert a methodological approach with CTS approach to teaching physics concepts. The CTS approach is a line of research that has been developed i...
Autor principal: | Pinto, Aline Daniele Santiago |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21888 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-21888 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-218882020-11-24T19:19:36Z Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental CTS approach in teaching physics: the evolution of knowledge through electronic production Pinto, Aline Daniele Santiago Kavanagh, Edward Costa Junior, Ismael Laurindo Kavanagh, Edward Kavanagh, Edward Costa Junior, Ismael Laurindo Eletricidade Magnetismo Avaliação de riscos ambientais Electricity Magnetism Environmental risks assessment CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This monograph presents a survey of students in the 9th grade of elementary education at a school of the western region of São Paulo. The objective was to insert a methodological approach with CTS approach to teaching physics concepts. The CTS approach is a line of research that has been developed in Brazil over the past 20 years and, even though it be a line of research and science teaching methodology is still little explored in the school context. The knowledge in natural sciences and technologies presents education as essential for the formation of citizens. The physical education and other areas of the natural sciences, makes up the body of knowledge necessary for civic education. In the survey the students were invited to attend a series of classes where they had the opportunity to experience the knowledge of physics concepts by building a simple engine and to reflect on the need for technological development for today's society. The classes also allowed discutisses students and reflect on the impact of new technologies in nature. The survey data were collected through questionnaires before and after the experiment and the discussion about the environmental issue. The results presented in Tables 1 and 2 allow the inference that the approach taken was satisfactory, as there have been advances regarding the appropriation of concepts related to the developed experiment and social issues. A presente monografia, apresenta uma pesquisa realizada com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola da região oeste do Estado de São Paulo. O objetivo da pesquisa foi inserir uma abordagem metodológica com enfoque CTS para o ensino de conceitos de física. A abordagem CTS é uma linha de pesquisa que vem sendo desenvolvida no Brasil ao longo dos últimos 20 anos e, apesar de se constituir como linha de pesquisa e metodologia de ensino de ciências ainda é pouco explorada no contexto escolar. O conhecimento em ciências naturais e suas tecnologias se apresentam na educação como imprescindível para a formação de cidadãos. O ensino de física, bem como as outras áreas das ciências naturais, compõe o conjunto de conhecimentos necessários para a formação cidadã. Na pesquisa realizada os alunos foram convidados a participar de uma sequência de aulas em que tiveram a oportunidade de experimentar o conhecimento de conceitos físicos através da construção de um motor simples e a refletir sobre a necessidade do desenvolvimento tecnológico para a sociedade atual. As aulas também permitiram que os alunos discutissem e refletissem sobre os impactos das novas tecnologias sob a natureza. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de questionários aplicados antes e depois da realização do experimento e da discussão à cerca da questão ambiental. Os resultados apresentados nas tabelas 1 e 2 permitem a inferência de que a abordagem realizada foi satisfatória, pois houveram avanços com relação a apropriação dos conceitos relacionados ao experimento desenvolvido e às questões sociais. 2020-11-24T19:19:36Z 2020-11-24T19:19:36Z 2015-12-12 specializationThesis PINTO, Aline Daniele Santiago. Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21888 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Ensino de Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Eletricidade Magnetismo Avaliação de riscos ambientais Electricity Magnetism Environmental risks assessment CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Eletricidade Magnetismo Avaliação de riscos ambientais Electricity Magnetism Environmental risks assessment CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pinto, Aline Daniele Santiago Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
description |
This monograph presents a survey of students in the 9th grade of elementary education at a school of the western region of São Paulo. The objective was to insert a methodological approach with CTS approach to teaching physics concepts. The CTS approach is a line of research that has been developed in Brazil over the past 20 years and, even though it be a line of research and science teaching methodology is still little explored in the school context. The knowledge in natural sciences and technologies presents education as essential for the formation of citizens. The physical education and other areas of the natural sciences, makes up the body of knowledge necessary for civic education. In the survey the students were invited to attend a series of classes where they had the opportunity to experience the knowledge of physics concepts by building a simple engine and to reflect on the need for technological development for today's society. The classes also allowed discutisses students and reflect on the impact of new technologies in nature. The survey data were collected through questionnaires before and after the experiment and the discussion about the environmental issue. The results presented in Tables 1 and 2 allow the inference that the approach taken was satisfactory, as there have been advances regarding the appropriation of concepts related to the developed experiment and social issues. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pinto, Aline Daniele Santiago |
author_sort |
Pinto, Aline Daniele Santiago |
title |
Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
title_short |
Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
title_full |
Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
title_fullStr |
Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
title_sort |
abordagem cts no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PINTO, Aline Daniele Santiago. Abordagem CTS no ensino de física: a evolução do conhecimento por meio da produção de eletrônicos no 9º ano do ensino fundamental. 2015. 34 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21888 |
_version_ |
1805320994438512640 |
score |
10,814766 |