Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio

The physics teaching since the beginning of school in Brazil, is seen with somethingnot as important as teaching Portuguese and mathematics. Over the years, several changes occurred teaching, and teaching of physics took a more representative for learning, but still not enough. Despite its position...

ver descrição completa

Autor principal: Prestes, Pablo Marcus de Abreu
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21940
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21940
recordtype dspace
spelling riut-1-219402020-11-24T19:24:42Z Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio Prestes, Pablo Marcus de Abreu Kavanagh, Edward Capacidade de aprendizagem Estratégias de aprendizagem Física Learning ability Learning strategies Physics Ensino de Ciências The physics teaching since the beginning of school in Brazil, is seen with somethingnot as important as teaching Portuguese and mathematics. Over the years, several changes occurred teaching, and teaching of physics took a more representative for learning, but still not enough. Despite its position, the teaching of physics is not a matter well received by students, and some teachers. Instead, your study or teaching, causes great feeling of revulsion in students. Based on this feeling, I lookedthrough literature searches, understand what the cause of this feeling. To this end, Ianalyzed the history of physics teaching in Brazil, the NCP's position in the textbook,among other situations. Since the study of physics is of extreme importance for the development of the human being, the reason for such resistance and indifference totheir learning? At no time have I tried to make a chronological analysis of the teaching of physics, but rather to gather information and situations relevant to explainand understand this feeling caused about learning physics. O ensino de Física, desde o início da escola no Brasil, é visto com algo não tão importante, como ensino do português e da matemática. Com o passar dos anos, várias mudanças pedagógicas ocorreram e o ensino de Física assumiu uma posição mais representativa para o aprendizado, mas ainda não é suficiente. Apesar de sua posição, o ensino de Física não é uma matéria bem vista pelos estudantes, e por alguns professores. Pelo contrário, o seu estudo ou ensino causa grande sentimento de repulsa nos alunos. Baseando-se neste sentimento, procurei, através de pesquisas bibliográficas, entender qual o motivo deste sentimento. Para isso, analisei a história do ensino de Física no Brasil, sua posição nos PCN’s, no livro didático, entre outras situações. Visto que o estudo da Física é de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano, qual o motivo de tanta resistência e descaso para o seu aprendizado? Em momento algum tentei efetuar uma análise cronológica do ensino de Física, mas sim levantar informações e situações pertinentes para explicar e entender este sentimento causado sobre o aprendizado de Física. 2020-11-24T19:24:42Z 2020-11-24T19:24:42Z 2013-03-22 specializationThesis PRESTES, Pablo Marcus de Abreu. Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21940 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Capacidade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Física
Learning ability
Learning strategies
Physics
Ensino de Ciências
spellingShingle Capacidade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Física
Learning ability
Learning strategies
Physics
Ensino de Ciências
Prestes, Pablo Marcus de Abreu
Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
description The physics teaching since the beginning of school in Brazil, is seen with somethingnot as important as teaching Portuguese and mathematics. Over the years, several changes occurred teaching, and teaching of physics took a more representative for learning, but still not enough. Despite its position, the teaching of physics is not a matter well received by students, and some teachers. Instead, your study or teaching, causes great feeling of revulsion in students. Based on this feeling, I lookedthrough literature searches, understand what the cause of this feeling. To this end, Ianalyzed the history of physics teaching in Brazil, the NCP's position in the textbook,among other situations. Since the study of physics is of extreme importance for the development of the human being, the reason for such resistance and indifference totheir learning? At no time have I tried to make a chronological analysis of the teaching of physics, but rather to gather information and situations relevant to explainand understand this feeling caused about learning physics.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Prestes, Pablo Marcus de Abreu
author_sort Prestes, Pablo Marcus de Abreu
title Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
title_short Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
title_full Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
title_fullStr Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
title_full_unstemmed Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
title_sort uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PRESTES, Pablo Marcus de Abreu. Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21940
_version_ 1805324267940741120
score 10,814766