Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012

The main objective of this study was to evaluate the content of transgenic foods of textbooks used by the public of Cascavel-PR in 2012. Are initially presented some aspects about the importance of textbooks in public school, because it is often the only resource of teaching and learning in this cla...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, Sueli Cristiane Ribeiro
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21991
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21991
recordtype dspace
spelling riut-1-219912020-11-24T19:30:45Z Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012 Santos, Sueli Cristiane Ribeiro Sarmento, Cleonice Mendes Pereira Alimentos geneticamente modificados Livros didáticos Livros didáticos - Clareza Genetically modified foods Textbooks Textbooks-Readability Ensino de ciências The main objective of this study was to evaluate the content of transgenic foods of textbooks used by the public of Cascavel-PR in 2012. Are initially presented some aspects about the importance of textbooks in public school, because it is often the only resource of teaching and learning in this classroom. Genetics comes with very important role in the formation of a critical citizen, to be present at all times in ethical discussions. Check the presence and quality of the theme that GM foods have the textbooks were the main ideas of this research, aimed at identifying the importance of the topic to the student, so that he has the ability to read and interpret what comes out in the media, analyzing the interests behind this research, arouse interest in the subject, learning and participating in what happens in our country. In this analysis took into account the theoretical content, visuals, proposed activities and additional resources. Thus the results allowed the agents educators make a reflection point in the selection of textbooks. It is vitally important that the teacher can update yourself and make reservations and suggestions regarding the content presented in textbooks adopted in public education. O principal objetivo deste trabalho foi a avaliação do conteúdo de alimentos transgênicos dos livros didáticos utilizado pela rede pública do município de Cascavel-PR no ano de 2012. São apresentados inicialmente alguns aspectos sobre a importância do livro didático no ensino médio público, pelo fato de ser, muitas vezes, o único recurso de ensino-aprendizagem presente na sala de aula. A genética entra com papel muito importante na formação de um cidadão crítico, por estar presente a todo o momento em discussões éticas. Verificar a presença e a qualidade do tema alimentos transgênicos que possuem os livros didáticos, foram as idéias principais desta pesquisa, como objetivo identificar a importância do tema para o aluno, para que ele tenha habilidade para ler e interpretar o que sai na mídia, analisar os interesses que estão por trás dessas pesquisas, despertar o interesse sobre o assunto, tomando conhecimento e participando do que acontece em nosso país. Em tal análise foram levados em consideração o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais. Desta forma os resultados permitiram que os agentes educadores fizessem uma reflexão pontual no processo de escolha dos livros didáticos. É de vital importância que o professor possa atualizar-se e fazer ressalvas e sugestões quanto ao conteúdo apresentado nos livros didáticos adotados nas redes de ensino. 2020-11-24T19:30:45Z 2020-11-24T19:30:45Z 2013-03-02 specializationThesis SANTOS, Sueli Cristiane Ribeiro. Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21991 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alimentos geneticamente modificados
Livros didáticos
Livros didáticos - Clareza
Genetically modified foods
Textbooks
Textbooks-Readability
Ensino de ciências
spellingShingle Alimentos geneticamente modificados
Livros didáticos
Livros didáticos - Clareza
Genetically modified foods
Textbooks
Textbooks-Readability
Ensino de ciências
Santos, Sueli Cristiane Ribeiro
Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
description The main objective of this study was to evaluate the content of transgenic foods of textbooks used by the public of Cascavel-PR in 2012. Are initially presented some aspects about the importance of textbooks in public school, because it is often the only resource of teaching and learning in this classroom. Genetics comes with very important role in the formation of a critical citizen, to be present at all times in ethical discussions. Check the presence and quality of the theme that GM foods have the textbooks were the main ideas of this research, aimed at identifying the importance of the topic to the student, so that he has the ability to read and interpret what comes out in the media, analyzing the interests behind this research, arouse interest in the subject, learning and participating in what happens in our country. In this analysis took into account the theoretical content, visuals, proposed activities and additional resources. Thus the results allowed the agents educators make a reflection point in the selection of textbooks. It is vitally important that the teacher can update yourself and make reservations and suggestions regarding the content presented in textbooks adopted in public education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, Sueli Cristiane Ribeiro
author_sort Santos, Sueli Cristiane Ribeiro
title Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
title_short Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
title_full Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
title_fullStr Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
title_full_unstemmed Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
title_sort avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de cascavel- pr em 2012
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, Sueli Cristiane Ribeiro. Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21991
_version_ 1805296514402091008
score 10,814766