Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental

Environmental education is an urgent and current theme in all spheres of society, especially in formal education. In the classroom, the theme has been structured to be worked by all teachers in an interdisciplinary way, aiming at transforming the schoolchildren aware and sensitized to the use of nat...

ver descrição completa

Autor principal: Lautert, Mayara
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22063
recordtype dspace
spelling riut-1-220632021-12-16T21:26:05Z Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental Analysis of the interdisciplinary teaching conception on the theme of environmental education in elementary education Lautert, Mayara Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Costa Junior, Ismael Laurindo Pires, Emerson Luis Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação Ciência - Estudo e ensino Educação ambiental Interdisciplinary approach in education Science - Study and teaching Environmental education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Environmental education is an urgent and current theme in all spheres of society, especially in formal education. In the classroom, the theme has been structured to be worked by all teachers in an interdisciplinary way, aiming at transforming the schoolchildren aware and sensitized to the use of natural resources and the environment. Therefore, the purpose of the research was to investigate the teachers view on the approach to environmental education in the elementary school classroom in the city of Araras-SP. The methodology used in this research was field research through the use of a pre-established questionnaire to analyze the teacher's conception about the relevance of environmental education. Through the interview conducted to the 54 teachers of the various disciplines, it was verified that the majority of the teachers work with the subject environmental education in the disciplines in which they teach. However, the minority that does not work has seen a fragility with the theme. For teachers, the subjects of science and geography are the most appropriate to work in classroom education. A educação ambiental é um tema emergencial e atual em todas as esferas da sociedade, principalmente na educação formal. Em sala de aula o tema vem sendo estruturado para ser trabalhado por todos os professores de maneira interdisciplinar, visando transformar os educandos consciente e sensibilizados ao uso dos recursos naturais e o meio ambiente. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi investigar qual a visão dos professores na abordagem de educação ambiental em sala de aula do ensino fundamental no município de Araras-SP. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi pesquisa de campo através do uso de um questionário pré-estabelecido para analisar a concepção do docente sobre a relevância da educação ambiental. Através da entrevista realizada aos 54 professores das variadas disciplinas, constatou-se que a maioria dos professores trabalham com o tema educação ambiental nas disciplinas em qual lecionam. Entretanto, a minoria que não trabalha observou-se uma fragilidade com o tema. Para os professores as disciplinas de ciência e geografia, são as mais apropriadas para se trabalhar educação em sala de aula. 2020-11-24T19:40:54Z 2020-11-24T19:40:54Z 2018-08-25 bachelorThesis LAUTERT, Mayara. Análise da concepção interdisciplinar docente sobre atemática da educação ambiental no ensino fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Interdisciplinary approach in education
Science - Study and teaching
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Ciência - Estudo e ensino
Educação ambiental
Interdisciplinary approach in education
Science - Study and teaching
Environmental education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Lautert, Mayara
Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
description Environmental education is an urgent and current theme in all spheres of society, especially in formal education. In the classroom, the theme has been structured to be worked by all teachers in an interdisciplinary way, aiming at transforming the schoolchildren aware and sensitized to the use of natural resources and the environment. Therefore, the purpose of the research was to investigate the teachers view on the approach to environmental education in the elementary school classroom in the city of Araras-SP. The methodology used in this research was field research through the use of a pre-established questionnaire to analyze the teacher's conception about the relevance of environmental education. Through the interview conducted to the 54 teachers of the various disciplines, it was verified that the majority of the teachers work with the subject environmental education in the disciplines in which they teach. However, the minority that does not work has seen a fragility with the theme. For teachers, the subjects of science and geography are the most appropriate to work in classroom education.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Lautert, Mayara
author_sort Lautert, Mayara
title Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
title_short Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
title_full Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
title_fullStr Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
title_full_unstemmed Análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
title_sort análise da concepção interdisciplinar docente sobre a temática da educação ambiental no ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LAUTERT, Mayara. Análise da concepção interdisciplinar docente sobre atemática da educação ambiental no ensino fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22063
_version_ 1805322156972703744
score 10,814766