Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental

The present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of t...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Luciana Bianco da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-22084
recordtype dspace
spelling riut-1-220842021-12-16T21:22:45Z Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental Qualitative study of the teaching conception of a municipal school of Rio Claro-SP regarding the use of experiments in the discipline of Sciences in the first stage of Elementary School Silva, Luciana Bianco da Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça Pires, Emerson Luis Costa Junior, Ismael Laurindo Professores Estudantes Aprendizagem experimental Teachers Students Experiential learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of the discipline of science already studied during the lessons. It is intended to verify the importance of experiments to teach science in this stage of teaching, since it is necessary to contextualize the content for a better understanding of the theory presented by the teacher. The practical activities during the classes cause the student to interact with the object of knowledge and observe how science is part of their daily routine. Experimental practice has a wider role than one imagines, since it develops in students a greater interest and motivation, as well as awakening skills and competences that will be better used in the construction and full development of the human being. O presente trabalho teve como objetivo principal investigar se os professores da primeira etapa do Ensino Fundamental utilizam os experimentos em sala de aula. Busca-se nesta investigação examinar se o professor utiliza os experimentos para desenvolver conhecimentos dos alunos ou para consolidação de conceitos da disciplina de Ciências já estudados durante as aulas. Pretende-se verificar a importância de experimentos para ensinar Ciências nessa etapa de ensino, visto que faz-se necessária a contextualização do conteúdo para uma melhor compreensão da teoria apresentada pelo professor. As atividades práticas durante as aulas faz com que o aluno interaja com o objeto de conhecimento e observe o quão a Ciência faz parte de sua rotina diária. A prática experimental tem um papel mais amplo do que se imagina, pois desenvolve nos alunos maior interesse e motivação, além de despertar habilidades e competências que serão melhores aproveitadas na construção e desenvolvimento pleno do ser humano. 2020-11-24T19:44:23Z 2020-11-24T19:44:23Z 2018-08-25 bachelorThesis SILVA, Luciana Bianco da. Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em ensino de Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Professores
Estudantes
Aprendizagem experimental
Teachers
Students
Experiential learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Professores
Estudantes
Aprendizagem experimental
Teachers
Students
Experiential learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Luciana Bianco da
Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
description The present study had as main objective to investigate if the teachers of the first stage of the Elementary School use the experiments in the classroom. The aim of this research is to examine whether the teacher uses the experiments to develop students' knowledge or to consolidate concepts of the discipline of science already studied during the lessons. It is intended to verify the importance of experiments to teach science in this stage of teaching, since it is necessary to contextualize the content for a better understanding of the theory presented by the teacher. The practical activities during the classes cause the student to interact with the object of knowledge and observe how science is part of their daily routine. Experimental practice has a wider role than one imagines, since it develops in students a greater interest and motivation, as well as awakening skills and competences that will be better used in the construction and full development of the human being.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
author Silva, Luciana Bianco da
author_sort Silva, Luciana Bianco da
title Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
title_short Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
title_full Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
title_fullStr Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental
title_sort estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de rio claro-sp quanto a utilização de experimentos na disciplina de ciências na primeira etapa do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Luciana Bianco da. Estudo qualitativo da concepção docente de uma escola municipal de Rio Claro-SP quanto a utilização de experimentos na disciplina de Ciências na primeira etapa do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22084
_version_ 1805313482614112256
score 10,814766