Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo

Acompanha: Proposta pedagógica crítica: articulação entre o teatro do oprimido e o ensino de ciência

Autor principal: Haenisch, Dayana
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2306
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2306
recordtype dspace
spelling riut-1-23062017-08-28T19:55:32Z Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo Teaching science in institutional reception: science on stage Haenisch, Dayana Lambach, Marcelo http://lattes.cnpq.br/1982143039494456 Lambach, Marcelo Lorenzetti, Leonir Silva, Antônio Fernando Gouvêa da Ciência - Estudo e ensino Adolescentes - Assistência em instituições Freire, Paulo, 1921-1997 Teatro e sociedade Sociologia educacional Assistência social - Política governamental Educação não-formal Pesquisa-ação Ciência - Estudo e ensino Science - Study and teaching Teenagers - Institutional care Freire, Paulo, 1921-1997 Theater and society Educational sociology Charities - Government policy Non-formal education Action research Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA Ensino de Ciências e Matemática Acompanha: Proposta pedagógica crítica: articulação entre o teatro do oprimido e o ensino de ciência This study was motivated by the following disquiet, how can teaching science, in a critical-problematizing perspective, in the institutional reception service, contribute to the scientific and educational formation of vulnerable adolescents? The general objective of this question is to analyze the contribution of science education developed in an institutional reception environment, in a Freirean critical-problematizing perspective, for the promotion of scientific knowledge to the adolescents and identifying as the process of meaningful awareness, of which the receptions Are authors, collaborates for their individual and social transformation. The present research seeks to help significantly in the preparation and training of adolescents for their autonomy when they reach the age of eighteen, this educational action promotes scientific knowledge, based on access to science education in the institutional reception, as well as support them in the Process of breaking the cycle of violence in the history of their lives. From this perspective, the research is based on problematizing and transformative education with Freirean presuppositions, with the contributions of the Pedagogy of the Oppressed. As methodological procedures of the action research, the development of two of the techniques, being the Image Theater and the Theater Forum, of the theatrical method known as Theater of the Oppressed, created by Augusto Boal. Subsequently, articulates the promotion of scientific knowledge based on the Pedagogical Moments, referenced by Delizoicov, Angotti and Pernambuco. In order to analyze the data and information brought by the field research, we use the Discursive Textual Analysis, considering the audio-recording performed in each encounter with the adolescents, highlighting the a priori and emerging categories manifested in the study. Concluding with the presentation of the results, in which it was possible to verify the contribution of science teaching in a non-formal education space, as well as to identify the process of awareness-raising meaning, in which the presence of critical awareness was noticed at the end of the course field research. Este estudo foi motivado em torno da seguinte inquietação, como o ensino de ciências, em uma perspectiva crítico-problematizadora, no serviço de acolhimento institucional, pode contribuir para a formação científica e educacional de adolescentes em condição de vulnerabilidade? Essa questão tem por objetivo geral analisar a contribuição do ensino de ciências desenvolvido em ambiente de acolhimento institucional, em uma perspectiva crítico-problematizadora freireana, para a promoção do conhecimento científico às adolescentes acolhidas e identificando como o processo de significação conscientizadora, do qual as acolhidas são autoras, colabora para a sua transformação individual e social. A presente investigação busca auxiliar significativamente na preparação e na formação das adolescentes para sua autonomia ao chegarem aos dezoito anos, essa ação educacional vem promover o conhecimento científico, a partir do acesso ao ensino de ciências no acolhimento institucional, como também, apoiá-las no processo de ruptura do ciclo de violência na história de suas vidas. Nessa perspectiva, a pesquisa é embasada na educação problematizadora e transformadora com pressupostos freireanos, com as contribuições da Pedagogia do Oprimido. Como procedimentos metodológicos da pesquisa-ação, utiliza-se o desenvolvimento de duas das técnicas, sendo o Teatro Imagem e o Teatro Fórum, do método teatral conhecido por Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Posteriormente, articula-se a promoção do conhecimento científico pautado nos Momentos Pedagógicos, referenciados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Para analisar os dados e informações trazidos pela pesquisa de campo se recorre à Análise Textual Discursiva, considerando a audiogravação realizada em cada encontro com as adolescentes, destacando-se as categorias a priori e as emergentes manifestadas no estudo. Concluindo com a apresentação dos resultados, nos quais foi possível verificar a contribuição do ensino de ciências, em espaço de educação não formal, como também identificar o processo de significação conscientizadora, em que notou-se a presença da consciência crítica ao final do percurso da pesquisa de campo. 2017-08-18T17:40:36Z 2017-08-18T17:40:36Z 2016-12-05 masterThesis HAENISCH, Dayana. Ensino de Ciências no acolhimento institucional: a ciência no palco. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2306 por openAccess application/octet-stream application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ciência - Estudo e ensino
Adolescentes - Assistência em instituições
Freire, Paulo, 1921-1997
Teatro e sociedade
Sociologia educacional
Assistência social - Política governamental
Educação não-formal
Pesquisa-ação
Ciência - Estudo e ensino
Science - Study and teaching
Teenagers - Institutional care
Freire, Paulo, 1921-1997
Theater and society
Educational sociology
Charities - Government policy
Non-formal education
Action research
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Ciências e Matemática
spellingShingle Ciência - Estudo e ensino
Adolescentes - Assistência em instituições
Freire, Paulo, 1921-1997
Teatro e sociedade
Sociologia educacional
Assistência social - Política governamental
Educação não-formal
Pesquisa-ação
Ciência - Estudo e ensino
Science - Study and teaching
Teenagers - Institutional care
Freire, Paulo, 1921-1997
Theater and society
Educational sociology
Charities - Government policy
Non-formal education
Action research
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Ensino de Ciências e Matemática
Haenisch, Dayana
Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
description Acompanha: Proposta pedagógica crítica: articulação entre o teatro do oprimido e o ensino de ciência
format Dissertação
author Haenisch, Dayana
author_sort Haenisch, Dayana
title Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
title_short Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
title_full Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
title_fullStr Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
title_full_unstemmed Ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
title_sort ensino de ciência no acolhimento institucional: a ciência no polo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation HAENISCH, Dayana. Ensino de Ciências no acolhimento institucional: a ciência no palco. 2016. 116 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2306
_version_ 1805319166942511104
score 10,814766